Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gripe aviária: Brasil se articula para convencer China a limitar embargo de carne de frango

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dezesseis países e a União Europeia suspenderam totalmente a compra de carne de frango brasileira. Outros 8 países restringiram a suspensão apenas à região afetada.

O governo brasileiro está se articulando para convencer a China a limitar o embargo de carne de frango.

A suspensão das importações da carne de frango brasileira depende do acordo comercial com cada país. Dezesseis países e a União Europeia suspenderam totalmente a compra de carne de frango brasileira. Outros oito países restringiram a suspensão apenas à região afetada. É o caso do Japão, cujo acordo comercial com o Brasil prevê a suspensão automática da compra do frango produzido apenas onde foi detectado o vírus.

Divulgação

O governo trabalha para convencer os principais parceiros comerciais, como a China, a flexibilizarem os acordos comerciais, regionalizando os embargos; que a suspensão da compra do frango brasileiro se limite à área afetada.

De quinta-feira (15) até agora, a presença do vírus da gripe aviária só foi confirmada em Montenegro, Rio Grande do Sul.

“A gente tem que ter muita cautela para se pronunciar agora, porque o caso ainda é muito recente. Cinco dias é muito pouco tempo para que eles possam se sentir confiantes e regionalizar. Eu compreendo o lado deles. Vamos trabalhar. Agora é hora de fazer a nossa parte para que então, em poucos dias, a gente proponha a regionalização”, diz o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.

A Frente Parlamentar da Agricultura, que reúne 353 parlamentares, discutiu o assunto com o ministro Fávaro.

“A gente está conseguindo mitigar efeitos importantes nos principais mercados que a gente tem. A gente precisa trabalhar nesses 28 dias para mitigar os efeitos dessa crise e tentar solucioná-la o mais rápido possível”, afirma o deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Ao menor sinal de suspeita, agentes sanitários colhem material para análise. Nesta terça-feira (20), surgiram mais dois novos casos. Em uma granja doméstica, em Eldorado dos Carajás, no Pará. Em Derrubadas, no Rio Grande do Sul, a suspeita é em aves silvestres. Agora, são seis casos sob investigação.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados