Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Aprovado projeto de lei que obriga ultrassom morfológico durante pré-natal no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A lei é de autoria do deputado Flávio Júnior e agora aguarda sensação do governador Rafael Fonteles.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado estadual Flávio Júnior (PT), que obriga a realização de exames de ultrassom morfológico no pré-natal no Piauí. A lei também estabelece a obrigatoriedade de realização de exames para detectar eclampsia e pré-eclâmpsia.

Aprovado projeto de lei que obriga ultrassom morfológico durante pré-natal no Piauí

O projeto agora segue para sanção do governador Rafael Fonteles (PT). De acordo com o texto, as maternidades e hospitais públicos e privados do Piauí devem oferecer a realização dos exames para as gestantes.

“Através da ultrassonografia morfológica, é possível detectar uma série de doenças, como a mielomeningocele, Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras condições genéticas. De posse dessas informações, as mães terão acesso a todos os procedimentos que podem ser tomados para prevenção e minimização de complicações associadas”, defendeu o deputado Flávio Júnior, que também é médico.

O exame deverá ser oferecido no primeiro trimestre da gravidez, entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, com a medida de translucência nucal.

“É essencial para que as gestantes e seus familiares possam ser devidamente informados e orientados sobre as opções de tratamento, sejam elas intrauterinas ou pós-nascimento”, complementou o parlamentar.

Flávio Júnior ressaltou que a aprovação do projeto de lei representa um passo importante na promoção de um sistema de saúde mais inclusivo, eficaz e preventivo, beneficiando diretamente gestantes, recém-nascidos e famílias em todo o Piauí.

“A maternidade é um momento muito importante para as famílias e quanto mais informações sobre o estado de saúde dos bebês, mais os pais podem se preparar para esse momento. Além disso, os exames para detectar eclâmpsia e pré-eclâmpsia podem salvar as mães e bebês, tendo em vista que é algo que tem tratamento”, frisou o deputado.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretário Dudu Miranda detalha programação do Cidade Junina que acontece neste final de semana em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Cultura, realizará nos dias 10, 11 e...

Prefeito Jesse James recebe representantes da Águas do Piauí para tratar sobre o abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...
spot_img

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...

Jovem sobrevive à cirurgia para retirar prego cravado no coração: ‘Nasci de novo’

Uma cirurgia de alto risco salvou um ajudante de obras em Santa Catarina, que foi acidentalmente atingido no coração...
spot_img

Posts Recomendados