Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Motos de até 170 cilindradas não serão mais apreendidas por débitos em operações policiais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A nova legislação tem como objetivo garantir que as ações das forças policiais estejam concentradas no enfrentamento direto à criminalidade, com foco na recuperação de veículos roubados, furtados ou adulterados.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que motocicletas de até 170 cilindradas não poderão mais ser apreendidas exclusivamente por débitos tributários, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou licenciamento atrasado, durante operações realizadas pela Polícia Militar ou pela Polícia Civil. A medida está prevista na Lei nº 8.702, sancionada pelo governador Rafael Fonteles.

A nova legislação tem como objetivo garantir que as ações das forças policiais estejam concentradas no enfrentamento direto à criminalidade, com foco na recuperação de veículos roubados, furtados ou adulterados. Dessa forma, as apreensões feitas por motivo exclusivamente administrativo deixam de ser atribuição da polícia e passam a ser responsabilidade exclusiva dos órgãos de trânsito, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante suas respectivas fiscalizações.

De acordo com o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Anchieta Nery, a nova lei assegura que a população não será prejudicada por débitos administrativos em ações que têm como foco o combate ao crime.

“Essa lei traz segurança jurídica para a população. Quando a polícia estiver em uma operação, estará buscando motos roubadas, furtadas ou adulteradas. Nosso trabalho não é focado no atraso do IPVA ou licenciamento”, pontuou o delegado.

Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança, Anchieta Nery – Foto: Divulgação/SSP-PI

A legislação também prevê punições para o agente público que descumprir a norma, incluindo responsabilização administrativa, civil e penal, conforme a legislação vigente. A lei já está em vigor em todo o território piauiense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...

Jovem sobrevive à cirurgia para retirar prego cravado no coração: ‘Nasci de novo’

Uma cirurgia de alto risco salvou um ajudante de obras em Santa Catarina, que foi acidentalmente atingido no coração...
spot_img

Marina Silva apresenta novos culpados para aumento das queimadas

Durante a gestão de Bolsonaro, a ex-senadora fazia questão de culpar o presidente pelos problemas climáticos. A ministra do Meio...

Dilma Rousseff volta a defender fala sobre “estocar vento”

Ex-presidente citou a importância de tecnologias de armazenamento de energia renovável. A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma...
spot_img

Posts Recomendados