O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, descartou oficialmente qualquer intenção de disputar a vaga de vice-governador na chapa de reeleição de Rafael Fonteles (PT) em 2026.
“Olha, meu foco é total na Educação, como secretário da Educação, seguindo com essa revolução educacional que a gente está fazendo contigo”, afirmou Bandeira, destacando que sua missão atual é implementar os avanços planejados para a rede estadual de ensino.

Ele também citou a posição do governador Rafael Fonteles, que tem reiterado publicamente que o tema eleições não está na pauta de 2025. “O próprio governador Rafael, nosso grande líder, já disse que não trata de eleição em 2026 neste ano, só em 2026. Ele já declarou publicamente, inclusive à imprensa, que alguns dos seus secretários não serão candidatos, nem pré-candidatos. E eu me incluo entre eles, ele citou expressamente o nosso nome. Portanto, eu não sou e nem serei pré-candidato, candidato. Eu sigo como secretário da Educação com muita honra, com muito orgulho, com muita alegria”, completou.
Com isso, Washington Bandeira se junta a Chico Lucas, secretário de Segurança Pública, que também já comunicou oficialmente ao governador que não disputará nenhum cargo eletivo no próximo pleito. Ambos reforçam o discurso técnico e de comprometimento com a gestão pública até o fim do mandato.
A saída de dois nomes fortes do secretariado da lista de possíveis vices abre espaço para novas articulações dentro do PT e da base aliada, mas, como frisou o próprio governador, essas decisões só devem ser tratadas no tempo certo — em 2026.
Fonte: 180graus