Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Wellington Dias defende fortalecimento da integridade das políticas sociais no Mercosul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza também foi destacada em reunião do bloco, nesta sexta-feira (06.06), em Buenos Aires

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu a integridade nas políticas sociais como uma pauta prioritária entre os países do Mercosul. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (06.06), durante 45ª Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS), em Buenos Aires, Argentina. O titular do MDS também destacou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e avanços da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. 

“Acreditamos que o fortalecimento da integridade nas políticas sociais deve ser uma pauta prioritária e compartilhada entre os países do Mercosul”, afirmou Dias. “Estamos abertos ao diálogo e à cooperação regional para troca de experiências, harmonização de práticas e construção de políticas públicas mais transparentes, éticas e eficazes para toda a região”, completou.

O titular do MDS lembrou, ao longo do encontro, que o Brasil tem adotado uma abordagem estratégica e transversal para garantir a integridade nas políticas sociais, reafirmando o compromisso do governo com a ética pública, a eficiência na gestão e a promoção dos direitos sociais com justiça e transparência.  O Programa de Integridade da pasta, “’Inspira”, e a política robusta de integração de bases de dados foram alguns exemplos citados. 

Um dos pontos destacados por Dias foi a Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. “Sua criação marca um compromisso renovado do Estado brasileiro com a boa governança, a transparência e o uso estratégico de dados para garantir que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa, sem desperdícios ou distorções”, contou. “Essa experiência brasileira, ao articular tecnologia, participação federativa e compromisso com os direitos sociais, oferece um modelo inspirador para outros países da América Latina”, completou. 

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Outro tema abordado na reunião foi a importância da Aliança Global diante de anúncios recentes de cortes em programas e orçamentos de ajuda oficial ao desenvolvimento no mundo. “Em tempos de escassez, cada recurso investido precisa produzir resultados concretos e sustentáveis. É nesse contexto que a Aliança surge como uma resposta inovadora, rompendo com o antigo modelo de ajuda internacional que, em vez de fortalecer capacidades locais, muitas vezes gerava dependência prolongada”, enfatizou. 

Além disso, o ministro destacou a Aliança como uma oportunidade para os países do Mercosul reafirmarem sua vocação solidária e sua experiência concreta na construção de políticas públicas eficazes. “Com trajetórias consolidadas em áreas como segurança alimentar, transferência de renda, agricultura familiar e educação pública, os países sul-americanos têm muito a contribuir na construção de um novo paradigma de cooperação centrado no protagonismo dos Estados nacionais”, explicou. 

Dias também reforçou convite para que os países se somem a essa iniciativa. “Quanto maior o engajamento regional, maior será nossa capacidade coletiva de influenciar o rumo da cooperação internacional, colocando no centro as necessidades reais das populações mais vulneráveis”, afirmou. “A América do Sul, especialmente os países do Mercosul, pode e deve ser um dos motores desse novo ciclo de cooperação, baseado na solidariedade, na soberania e na transformação social”, acrescentou.

A VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social 

Por fim, o titular do MDS chamou os presentes a participarem da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, prevista para ocorrer em Brasília, entre 1 e 4 de setembro. Entre os objetivos estão: discutir a erradicação da pobreza extrema, combate à fome e superação das desigualdades; avançar na formulação de propostas concretas para um alinhamento global pelo Desenvolvimento Social Inclusivo; e consolidar posições regionais a serem levadas à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, em Doha.

RMADS

A Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul tem o objetivo de criar espaços para debate, buscar consenso e definir estratégias conjuntas. Seu principal objetivo é promover medidas que visem à plena inclusão econômica e social das populações, reduzindo sua vulnerabilidade. A RMADS é composta pelos chefes dos Ministérios do Desenvolvimento Social dos Estados Membros, reunindo-se semestralmente, sob a Presidência Pro Tempore.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...
spot_img

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...
spot_img

Posts Recomendados