Brasil investiga sete suspeitas de gripe aviária de alta patogenicidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Todas são em aves silvestres ou em criações de subsistência

Sete suspeitas de infecção por gripe aviária de alta patogenicidade estão sob investigação no Brasil, informa o Ministério da Agricultura. Nenhum está em granja comercial. A mais recente atualização do mapa divulgado pela Pasta é deste domingo às 8h30.

Minas Gerais concentra o maior número. Autoridades de defesa sanitária investigam duas em aves silvestres, nos municípios de Florestal e Santo Antônio do Monte, e outra em uma criação doméstica, em Novo Cruzeiro.

Envato

O Estado registrou, recentemente, um caso de gripe aviária, em Mateus Leme. A infecção atingiu três aves ornamentais de uma propriedade particular. O governo estadual reforçou as ações de vigilância no entorno do município e decretou emergência sanitária animal.

Em outras regiões do Brasil, autoridades sanitárias investigam mais três suspeitas em criações de subsistência, nos municípios de Alegre (ES), Campinápolis (MT) e Itaituba (PA). Em aves silvestres, o possível foco da doença está sob avaliação em Angra dos Reis (RJ).

Desde o dia 15 de maio de 2023, quando houve o primeiro caso de gripe aviária no Brasil, o Ministério da Agricultura contabiliza 171 ocorrências: 167 em animais silvestres, três em criações domésticas e de subsistência e uma em granja comercial, em Montenegro (RS).

O foco no município gaúcho foi confirmado em 15 de maio deste ano, causando a perda do status sanitário de livre de gripe aviária e uma série de restrições à avicultura brasileira por parte de mercados pelo mundo. Pelo menos 21 destinos das exportações anunciaram embargos totais ou parciais.

Oficialmente, o governo brasileiro considera o caso encerrado e aguarda o fim do período de vazio sanitário – de 28 dias – para recuperar o reconhecimento internacional como livre da doença e negociar a reabertura dos mercados.

Em maio, as exportações de carne de frango do Brasil caíram 12,9% na comparação com o mesmo período no ano passado, e somaram 393,4 mil toneladas. A receita dos exportadores caiu 9,4% na mesma comparação e totalizou US$ 741,1 milhões. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne o setor, destacou que os números refletem das restrições ao produto brasileiro.

O que é a gripe aviária

A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa causada por diferentes variantes do vírus Influenza, sendo a cepa H5N1 a mais responsável pelos casos de maior transmissibilidade registrados no Brasil e em outras partes do mundo atualmente.

Afeta aves silvestres quanto aves domésticas e de criação, além de mamíferos. Embora os casos em humanos sejam raros, a transmissão para pessoas também é possível.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

MDB articula Themístocles Filho na 1ª suplência do senador Marcelo Castro

Governador Rafael Fonteles já fez o acordo com a base aliada e o vice será indicação do PT. O MDB...

Votação no Senado sobre aumento de vagas na Câmara deve ser acirrada, avalia Júlio César

Parlamentar diz estar otimista quanto à manutenção das cadeiras do Piauí na Câmara dos Deputados. O Senado Federal deve votar...

IBGE abre seleção para 15 vagas de estágio em Teresina com bolsas de até R$ 1.100

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu seleção para 15 vagas de estágio em Teresina, destinadas a...

Rafael Fonteles abre o Seduckathon 2025, que levará 130 alunos da rede estadual à intercâmbios de tecnologia

Promovido pelo Governo do Estado, o evento é considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo O governador Rafael...
spot_img

Aumento de pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência vai à sanção de Lula

Com emendas do Senado, seguirá para sanção presidencial o projeto de lei que aumenta a pena para abandono de...

ANS limita reajuste a 6,06% nos planos de saúde individuais e familiares

Mudança tem validade de maio de 2025 até abril de 2026 para os contratos de mais de 8,5 milhões...
spot_img

Posts Recomendados