Fortaleza e Maracanaú (CE) aderem ao Programa Acredita no Primeiro Passo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro Wellington Dias assinou parceria com os municípios para oferecer oportunidades de emprego, capacitação e microcrédito orientado para pessoas que queiram empreender. Titular do MDS ainda visitou equipamentos de segurança alimentar e socioassistenciais nas cidades

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome participou da cerimônia de adesão da prefeitura de Fortaleza ao Programa Acredita no Primeiro Passo, nesta segunda-feira (9.06). No Ceará, o programa de microcrédito do Governo Federal já realizou 108,9 mil operações até maio deste ano, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimento, contando a modalidade Procred (Segundo Passo).

Durante o evento, Wellington Dias reforçou a importância de ampliar as condições para melhorar a vida da população mais vulnerável. “A gente está trabalhando para ampliar as condições de melhorar ainda mais o aproveitamento de mão de obra para o emprego, para o empreendedorismo, juntando o setor público com o setor privado e a garantia do financiamento para quem queira empreender”, afirmou.

O Programa Acredita visa ampliar oportunidades de inclusão produtiva, geração de renda e acesso a microcrédito para pessoas de baixa renda. Com foco na geração de oportunidades de emprego e no fortalecimento dos pequenos negócios, o programa tem como objetivo principal promover a autonomia socioeconômica das pessoas inscritas no Cadastro Único.

Autonomia que foi conquistada por Erinuza Barbosa. Manicure e mãe de três filhos, ela viu no programa uma oportunidade de transformar a própria história e conciliar a maternidade com o trabalho. Ela conheceu o Acredita no Primeiro Passo por meio de uma amiga e afirmou que se não fosse o crédito recebido, não poderia oferecer um serviço de qualidade às clientes.

“Hoje eu dou conforto para minhas clientes, hoje eu posso oferecer um espaço confortável, onde elas podem conversar, onde elas podem se sentir à vontade”, destacou. “Graças ao investimento, eu expandi. Hoje já faço alongamento em gel, já estou fazendo outros cursos e venho investindo cada vez mais”, reforçou a manicure.

Débora Tabosa e Israel Ferreira também encontraram uma chance de mudar de vida através do Programa Acredita. O casal possui uma loja de variedades, que no começo tinha apenas algumas caixas de sabonete na prateleira, mas que hoje, após cinco anos de existência, o estabelecimento já está no sétimo ciclo de contratação de crédito.

“Depois da loja tudo mudou. A gente conseguiu se apoiar, a gente conseguiu se ajudar. Foi um primeiro passo que a gente deu, acreditar que poderia melhorar”, afirmou a beneficiada pelo programa do MDS.

Israel Ferreira relatou que tinha dificuldades para conseguir emprego, mas viu no Acredita uma oportunidade de inclusão e uma alternativa de ajudar na renda de casa. “Além do apoio do projeto, eu vou ser um exemplo para outras pessoas que tem um transtorno, que tem alguma dificuldade”, afirmou o comerciante, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a manhã, o ministro Wellington Dias ainda visitou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da capital cearense. No local, ele assinou um termo de cooperação técnica com a prefeitura de Fortaleza. O objetivo é dar apoio, capacitação e acompanhamento técnico a entidades socioassistenciais que atuam no tratamento de pessoas com dependência química.

Maracanaú

Já pela tarde, em Maracanaú, o titular do MDS participou da cerimônia de adesão da prefeitura ao Programa Acredita e do lançamento do programa municipal “Eu Quero Mais”. O ministro ainda conheceu o restaurante popular, o banco de alimentos da região e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pajuçara e participou do lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira na cidade.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Manifestantes fazem atos contra PL da Dosimetria em todo país

Projeto reduz o tempo de prisão para crimes como golpe de Estado ao acelerar a progressão de pena, permitindo...

Defesa diz que exame confirmou duas hérnias em Jair Bolsonaro e pede cirurgia

Procedimento cirúrgico ainda precisa ser aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro cumpre pena nas dependências da Polícia Federal desde...

Piauí avança na inclusão e supera 5 mil Carteiras do Autista emitidas em 2025

Maioria das emissões foi pelo Gov.pi Cidadão, resultado direto do avanço tecnológico, descentralização do serviço e de capacitações O Governo...

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...
spot_img

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...
spot_img

Posts Recomendados