Prefeitos e senadores piauienses debatem fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034

-

- Advertisment -spot_img

A PEC prevê o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, amplia os mandatos de quatro para cinco anos e unifica as eleições no país a partir de 2034.

Prefeitos e lideranças políticas do Piauí participaram na manhã de sexta-feira (27), em Teresina, de um encontro para discutir os impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que tramita no Senado Federal. O evento ocorreu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e reuniu dezenas de gestores municipais, além de parlamentares como os senadores Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (PP) e Jussara Lima (PSD), e o deputado federal Júlio César (PSD).

Fotos: Assis Fernandes

A PEC 12/2022, recentemente aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, prevê o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, como presidente, governadores e prefeitos, amplia os mandatos de quatro para cinco anos e unifica as eleições no país a partir de 2034.

Durante o debate, o senador Marcelo Castro (MDB), relator da proposta, explicou que a mudança não atinge cargos legislativos.

“A proposta não vai mexer com cargos do Legislativo, como vereador, deputado estadual, deputado federal, senador da República. Então é só para cargo de prefeito, governador e presidente da República. Além disso, coloca o mandato de cinco anos para todos no Brasil e promove a coincidência das eleições”, afirmou.

Fotos: Assis Fernandes

Segundo o senador, a medida busca corrigir o que ele considera um modelo eleitoral fragmentado.

“As eleições de hoje são ‘descasadas’, tem eleições gerais, dois anos depois de eleições municipais, dois anos depois de eleições gerais. Agora nós queremos unificar”, disse.

Para viabilizar essa unificação, o mandato dos prefeitos e vereadores eleitos em 2028 seria de seis anos, excepcionalmente, permitindo que todas as eleições passem a ocorrer em 2034 em um único pleito, a cada cinco anos.

Foto: APPM

Emenda propõe nova regra eleitoral a partir de 2028

O senador Ciro Nogueira, que apresentou uma emenda à proposta original, reforçou a necessidade do fim da reeleição.

“Eu defendo o fim da reeleição. A reeleição não veio fazer bem a política nacional e nós vamos discutir agora o fim e como ela será feita dando a oportunidade a todos serem candidatos”, declarou.

A emenda apresentada por Ciro prevê que, a partir de 2028, uma nova regra eleitoral seja aplicada, permitindo que prefeitos eleitos e reeleitos em 2024 possam disputar a reeleição novamente, o que é proibido pela atual legislação.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, destacou o papel da associação na articulação do debate.

“Esse momento é muito importante. É um dia de diálogo, de debate, para que a gente possa levar essa ideia também para os outros estados, para que todos os municípios e todos os prefeitos de todo o Brasil tenham conhecimento. A proposta ideal é seguir a emenda do senador Ciro Nogueira”, avaliou.

Tramitação segue no Congresso

A PEC e a emenda ainda precisam ser votadas no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de, pelo menos, três quintos dos parlamentares em cada uma das Casas, em dois turnos de votação.

Caso aprovada, a medida não afetará os atuais mandatos dos chefes do Executivo, mas poderá impedir futuras reeleições e impactar significativamente o calendário eleitoral nacional. Segundo os defensores da proposta, a unificação das eleições e o fim da reeleição podem representar um novo ciclo para a política brasileira, com mais espaço para renovação e planejamento de longo prazo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Exportação de carne do Brasil cresce 16,4%

Alta nas vendas externas amplia demanda internacional.O volume de exportações de carne brasileira registrou crescimento de 16,4% em janeiro,...

Jerumenha celebra 136 anos de emancipação política e prefeito Júnior Nato destaca compromisso com o desenvolvimento do município

O município de Jerumenha comemora neste domingo, 15 de fevereiro, seus 136 anos de emancipação política. A data marca...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ciro Nogueira lança campanha do Progressistas para o período de Carnaval; veja o vídeo

Com o lema “Se você me respeita, tem meu respeito”, ação busca conscientizar e promover empoderamento feminino no estadoO...

Ivete Sangalo diverte fãs ao brincar com sua solteirice: “Tão gostosa que nem eu aguento”

Cantora e Daniel Cady anunciaram término em novembro de 2025. Foi a primeira vez que artista participa do carnaval...

Combustível deve ficar mais caro em fevereiro por conta do ICMS

De acordo com o Comitê de Política Fazendária, preço...

Com mais de 2 mil policiais, PMPI lança operação e intensifica segurança em todo o Piauí

Todo o centro comercial de Teresina terá policiamento intensificado...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você