Cidade no interior do Piauí enfrenta colapso hídrico e articula construção de ramal em adutora no rio São Francisco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o prefeito do município, não chove na região desde o ano passado; população urbana e rural depende de carros-pipa.

Fartura do Piauí, município localizado no extremo Sul do estado, a 592 km de Teresina, enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Sem chuva desde o ano passado e com os mananciais completamente secos, o município vive uma situação de colapso hídrico, com a população dependendo exclusivamente de abastecimento por carros-pipa.

Fartura do Piauí enfrenta colapso hídrico devido à seca e ausência de chuvas desde 2024. — Foto: Reprodução

Segundo o prefeito Orlando Costa (PT), há anos o poder público busca alternativas para garantir água potável à população. A principal delas é a instalação de um ramal na adutora do Povoado Tapajós, no município baiano de Campo Alegre de Lourdes, localizado a cerca de 20 km de Fartura do Piauí. O canal deve levar a água do rio São Francisco até o município piauiense.

Como a adutora é administrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a articulação foi feita com o Governo da Bahia.

“Estivemos com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e conseguimos a autorização para levar um ramal dessa adutora até Fartura do Piauí. Agora, vamos elaborar o projeto e buscar recursos junto ao Ministério da Integração”, explicou o prefeito.

Orlando Costa informou ainda que o Governo do Piauí já está ciente da articulação com a Bahia e que prestará apoio técnico e financeiro ao projeto do ramal.

Abastecimento emergencial

Enquanto a obra não é executada, a cidade depende de cinco caminhões-pipa enviados pela Defesa Civil Estadual e de uma carreta com capacidade para 30 mil litros enviada diariamente pela empresa Águas do Piauí. Na zona rural, o abastecimento é feito por carros-pipa contratados com recursos federais e operados pelo Exército Brasileiro.

“A água dos poços tubulares aqui é imprópria para consumo humano. Só serve para lavar roupa, tomar banho ou dar aos animais”, afirmou o prefeito. Segundo ele, cerca de 2 mil pessoas na zona urbana e mais de 3 mil na zona rural estão diretamente afetadas pela escassez.

Ao g1, a técnica da Diretoria de Resposta da Defesa Civil Estadual, Bruna Alcântara, explicou que estão sendo intensificadas as ações de apoio aos municípios afetados pela seca.

Entre as principais medidas citadas pela técnica estão:

  • Operação Carro-Pipa Estadual, com distribuição emergencial de água potável para comunidades com colapso no abastecimento;
  • Ajuda humanitária em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): entrega de cestas básicas aos municípios atingidos pela seca severa;
  • Capacitação Técnica: realização do projeto Capacita+, que está percorrendo os municípios polos do estado com treinamentos voltados para os coordenadores municipais de Defesa Civil.

“As capacitações têm como objetivo orientar os gestores locais sobre como solicitar o Reconhecimento Federal de Situação de Emergência, acessar recursos para ações de assistência humanitária, e solicitar a Operação Carro-Pipa Federal, executada pelo Exército Brasileiro, através do sistema S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres)”, declarou Bruna.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados