Donald Trump diz que Xi Jinping aprovou acordo sobre TikTok; China ainda não confirmou

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sem dar detalhes, presidente norte-americano diz que houve ‘avanço’ nas negociações sobre a venda da plataforma nos EUA. Declaração da China não fez referência a nenhum acerto entre os países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que o presidente da China, Xi Jinping, aprovou um acordo sobre o TikTok em uma conversa dos dois por telefone.

“Ele aprovou o acordo do TikTok”, disse Trump, acrescentando que “poderia ser uma formalidade” fazer com que o acordo seja assinado mais tarde.

Trump não explicou o que seria essa aprovação. Para continuar funcionando nos EUA, o TikTok, da empresa chinesa ByteDance, precisa ser vendido a empresários norte-americanos até dezembro.

“Acabei de concluir uma ligação muito produtiva com o presidente Xi, da China. Avançamos em muitas questões importantes, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a aprovação do Acordo do TikTok”, escreveu Trump em sua rede social.

“A ligação foi muito boa, voltaremos a nos falar por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos esperamos nos encontrar na Apec [Cooperação Econômica Ásia-Pacífico]”, escreveu Trump, fazendo referência ao fórum que ocorre a partir de 31 de outubro na Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Xi Jinping, presidente da China (Foto: Getty Images)

China não confirma acordo

O governo chinês, em sua declaração oficial, disse que o tema TikTok foi debatido entre Trump e Xi, mas não fez referências a uma eventual aprovação ao negócio.

“Sobre o TikTok, Xi disse que a posição da China é clara: o governo chinês respeita a vontade corporativa e incentiva as empresas a conduzirem negociações comerciais, com base nas regras de mercado, para chegar a uma solução consistente com as leis e regulamentações chinesas e um equilíbrio de interesses”, diz a nota.

Na terça-feira, Trump estendeu para dezembro o prazo para a plataforma ser vendida. Com a prorrogação, a ByteDance tem mais 90 dias para concluir a venda dos ativos da plataforma a investidores americanos. Esse prazo já havia sido adiado outras três vezes.

No mesmo dia, Trump também disse que os EUA e a China chegaram a um entendimento sobre a venda da plataforma. O governo chinês, no entanto, não confirmou a informação.

“Temos um acordo sobre o TikTok. Temos um grupo de empresas muito grandes que querem comprá-lo”, disse Trump, sem dar mais detalhes.
Segundo uma lei aprovada em 2024 pelo Congresso americano, o TikTok não poderá operar no país por razões de segurança nacional, a menos que a matriz chinesa venda o controle para proprietários americanos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados