Os animais eram mantidos em caixas impróprias, sem água e alimentação
Na última sexta-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí realizou a apreensão de nove aves silvestres em Floriano, região sul do estado. Entre os animais estavam graúnas, araras-canindé e papagaios, que estavam confinados em caixas inadequadas, sem acesso a água ou alimento.

Durante uma abordagem na BR-230, um veículo de passeio foi parado para fiscalização, quando as aves foram encontradas. Além das condições precárias, foi verificado que o transporte dos animais era irregular, pois não havia autorização dos órgãos ambientais competentes. As aves também não possuíam anilhas de identificação do IBAMA, o que caracteriza crime ambiental. O motorista informou que estava transportando os animais entre estados.
O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Floriano para os procedimentos legais, enquanto as aves foram entregues às autoridades ambientais para avaliação e cuidados.
Esta apreensão marca a terceira ação da PRF em menos de 15 dias no Piauí envolvendo araras e papagaios. A primeira ocorreu em 27 de setembro, também em Floriano, quando foram resgatados dois papagaios e duas araras-canindé.
Com informações Carolina Matta/GP1







