Governo elabora primeira política de pesquisa e exploração mineral do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto de lei cria regras para pesquisa e exploração responsável de minérios e prevê apoio técnico aos municípios mineradores.

O Governo do Piauí pretende criar uma política de mineração com um Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa do Piauí, que prevê a criação da Lei de Mineração do Piauí, com a previsão de uma política para pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, além de assistência técnica aos municípios.

Foto: CCOM Piauí

Na matéria foram instituídas quatro políticas relacionadas à mineração: Investimento em Pesquisa Minerária, Aproveitamento Interno dos Minérios e Resíduos da Mineração, Desenvolvimento Sustentável da Mineração e Valorização das Gemas Piauienses.

A proposta ainda prevê assistência técnica aos municípios, apoio à capacitação profissional, promoção de investimentos e fomento aos arranjos produtivos locais. O Governo tem como objetivo uma maior simplificação dos processos de aprovação técnica, legal e ambiental.

De acordo com a proposta do Governo, pretende-se, com a Política de Investimentos, “transformar o Piauí em um centro de excelência em pesquisa minerária”. Com a Política de Aproveitamento Interno dos Minérios, busca-se promover um maior consumo interno dos recursos minerais.

Na Política de Desenvolvimento Sustentável proposta na lei, o Governo quer que a atividade possa promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que forem impactadas pela exploração. Já na Política de Valorização das Gemas, há a intenção de promover as pedras preciosas piauienses como ativo estratégico.

Um estudo recente do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) identificou mais de 30 ocorrências preliminares de minerais estratégicos na Bacia do Parnaíba, incluindo terras raras, grafita, cobre, manganês e zinco, minerais que são fundamentais no processo de transição energética pelo qual o mundo vem passando.

Em Capitão Gervásio Oliveira, a Piauí Níquel Metais tem previsão de iniciar suas atividades em 2026 e pretende produzir, em média, 27 mil toneladas de níquel e 1.000 toneladas de cobalto por ano, com a expectativa de gerar cerca de 3.500 empregos diretos e indiretos.

Para o escoamento da produção de minérios, já foi realizado um treinamento com a Porto Piauí para o transporte do ferro produzido na região de Piripiri, que terá a primeira remessa do metal exportada pelo porto piauiense a partir do início de 2026, de acordo com previsões do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados