Donald Trump assina decreto estabelecendo nova tarifa global de 10%

-

Decreto passa a valer a partir de 24 de fevereiro, por um período de 150 dias, segundo comunicado da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu a promessa que fez mais cedo e assinou, na noite desta sexta-feira (20/2), decreto que aplica uma tarifa de 10% sobre todos os países. A nova medida do republicano foi tomada após a Suprema Corte dos EUA derrubar o pacote tarifário anterior.

EPA

“É com grande honra que acabo de assinar, aqui do Salão Oval, uma tarifa global de 10% sobre todos os países, que entrará em vigor quase imediatamente. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!”, escreveu o presidente dos EUA em um comunicado.
De acordo com comunicado da Casa Branca, o decreto passará a valer em 24 de fevereiro, por um período de 150 dias.

Mais cedo, Trump já havia anunciado a medida. A decisão é uma retaliação a Suprema Corte dos EUA, que revogou o tarifaço imposto pelo líder norte-americano em abril do último ano sobre produtos importados pelo país.

De acordo com a Corte, as medidas econômicas violaram leis federais já que não tiveram autorização prévia do Congresso dos EUA. Segundo o tribunal, as tarifas excederam limites legais.

O Brasil foi um dos países beneficiados com a revogação das tarifas. Em novembro do último ano, Trump já havia retirado a taxa recíproca de 10% aplicada contra o país. O mesmo ocorreu com sobretaxa de 40%. No entanto, alguns produtos brasileiros como veículos, aços, calçados e produtos químicos ainda estavam em vigor.

Mesmo com o novo cenário, e a recente taxa de 10%, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), não mostrou grandes preocupações com a nova tarifa norte-americana.

Durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta, Alckmin afirmou que a nova medida econômica dos EUA não afeta a competitividade do Brasil. Isso porque, nas palavras do ministro, a taxa de 10% agora afeta a “todos”.

“Então, os 10% global, são para todos. Nós não perdemos competitividade, de ser 10% geral. O que estava acontecendo é que o Brasil estava com uma tarifa de mais 40% que ninguém tinha. E esse aqui era o problema. Você, efetivamente, perdia a competitividade. Mas nós temos que aguardar agora com cautela os desdobramentos que vão ocorrer. Agora, é importante, que acho que vai fortalecer a relação Brasil-Estados Unidos”, afirmou Alckmin.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Após viver isolado com pelúcia, macaquinho rejeitado é aceito por grupo em zoológico

O macaquinho Punch, que vive no zoológico de Ichikawa, no Japão, tornou-se o novo fenômeno das redes sociais. Abandonado...

Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais

O Governo do Piauí iniciou o processo de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) especializada para elaborar o...

Ciro Nogueira é considerado excelente vice para chapa de Flávio Bolsonaro, diz Valdemar Costa Neto

Manifestação na Paulista e consolidação de discurso moderado de Flávio serão decisivas para selar eventual aliança entre PL e...

Governo Lula celebra benefício de luz mais barata para milhões de famílias

Novo Desconto Social, que integra o programa Luz do Povo, oferece redução de até 11,8% na conta de luz...

PT leva ao TSE ação contra Flávio Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada

Para o PT, vídeo publicado por Flávio Bolsonaro nas redes sociais tem “única finalidade: macular a imagem de Lula” O...

Procuradoria Geral da República rejeita prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Ex-presidente segue preso na Papudinha Nesta sexta-feira (20), a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a prisão domiciliar de...

Senador Flávio Bolsonaro elogia app do governo Lula para bloquear celular roubado

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro elogiou o aplicativo...

Câmara aprova projeto que retoma o despacho gratuito de bagagem de até 23 kg

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o...

Você também pode gostar
Recomendado para você