Teresina registrou nessa quarta-feira (7) a maior temperatura observada desde o início da série, em abril de 2026. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI) e a Agenda Teresina 2030.
Conforme a Rede Hiperlocal de Monitoramento Ambiental, os seis pontos monitorados na capital haviam alcançado temperaturas iguais ou superiores a 40 °C, até as 15h13.

O equipamento instalado na Fundação Municipal de Saúde (FMS) indicou 45,22 °C, às 14h13. A umidade relativa chegou a 16,52%, no mesmo ponto. O registro supera os 43,98 °C observados no dia anterior, também na região do bairro Primavera.
Os dados indicam que o episódio não foi um pico isolado, pois as médias de 15 minutos permaneceram acima de 44 °C durante aproximadamente uma hora, na área monitorada pela FMS. Entre 14h e 14h30, por exemplo, foram registradas médias de 44,86 °C e 44,85 °C, com umidade abaixo de 17%.
Além disso, a secretaria pontuou que a temperatura chegou a 42,86 °C na região da Santa Maria da Codipi; 41,73 °C no Centro; 41,27 °C na região do Itararé; 40,56 °C na Zona Sul; e 40,44 °C na Zona Leste.
O Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, destacou a importância do monitoramento contínuo. “O que chama atenção não é apenas o recorde de 45,22 °C, mas a persistência de temperaturas muito elevadas e o fato de todos os pontos monitorados terem alcançado 40 °C ou mais. Esses dados mostram a importância de transformar o monitoramento em informação para prevenção e para o planejamento das políticas públicas, especialmente diante dos impactos do calor sobre a saúde e os grupos mais vulneráveis”, destaca.
Os dados parciais da quarta-feira serão incorporados ao Relatório Técnico de Qualidade do Ar e Condições Microclimáticas de outubro.





