Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirma ser necessário aprovar uma legislação para punir quem atua contra a democracia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que ‘havia atos preparatórios para a execução de um tiro no dia da posse’.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a aprovação de uma nova legislação para punir quem age contra a democracia. Segundo ela, o Congresso Nacional tem de “enfrentar a pauta”.

Foto: Antonio Cruz/ABr

Gleisi se manifestou sobre a notícia de que a Polícia Federal obteve acesso a uma conversa a sugerir um suposto plano para matar Lula (PT) durante a posse, em 1º de janeiro. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na última sexta-feira 24 que mensagens com esse teor foram apreendidas no telefone de um dos envolvidos no planejamento de um atentado a bomba no Aeroporto de Brasília, em dezembro passado.

“Esse cidadão que está preso, da bomba, do aeroporto, no dia 24 (de dezembro), ele estava fazendo treino e obtendo instruções de como dar um tiro de fuzil de longa distância”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Havia realmente atos preparatórios para a execução de um tiro que provavelmente ia ser um tiro no dia da posse.”

A presidenta petista escreveu nas redes sociais que o “plano terrorista de dar tiro em Lula na posse só reforça que os bolsonaristas devem [ser] punidos com rigor, inclusive policiais e militares”.

“Aprovar legislação pra punir quem atua contra a democracia é urgente, Congresso tem que enfrentar a pauta. Ideia de anistia é inconcebível.”

O bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa participou do plano para instalar e tentar detonar um artefato nos arredores do aeroporto, a fim de provocar a decretação de Estado de Sítio e impedir a posse de Lula, como revelou em depoimento.

Preso em flagrante, ele tinha, entre outras armas, duas escopetas calibre 12 e um fuzil Springfield 308.

“Ele pergunta: ‘Qual o fuzil que é mais adequado para tal distância?’ E aí ele pergunta: ‘E a tal mira?’ Aí o instrutor diz: ‘Não, essa mira é melhor’. Ou seja, havia realmente atos preparatórios para a execução de um tiro que provavelmente ia ser um tiro no dia da posse”, reforçou Dino.

No celular de George Washington, a polícia também encontrou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Atualmente, a Lei 14.197, de setembro de 2021, enquadra em seu artigo 359-L a tentativa, “com emprego de violência ou grave ameaça, de abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. A pena prevista é de reclusão de quatro a oito anos.

Já o artigo 359-M versa sobre “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. A pena, neste caso, é de reclusão de quatro a 12 anos.

POR CARTACAPITAL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Chuvas devem atingir o Piauí durante o B-R-O Bró, aponta previsão do Inmet; entenda o motivo

Algumas regiões do estado têm probabilidade de até 60% acima da normal para chover. O período do B-R-O Bró...

Flávio Dino manda PF investigar emendas parlamentares que somam R$ 694 mi

Medida tem como alvo 964 emendas individuais de transferência especial O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou...

Programa implantando Mais Sorrisos resgata autoestima de piauienses

Com o objetivo de devolver a autoestima e, principalmente, reabilitar funcionalmente pacientes edêntulos (sem dentes). O programa Implantando Mais Sorrisos,...

Piauí pode ganhar 578 novas casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida

A meta faz parte do plano nacional do governo federal para 2025 e busca atender diferentes realidades urbanas com...
spot_img

Preso por ameaçar Felca vendia fotos de crianças vítimas de estupro virtual, diz Guilherme Derrite

Cayo Lucas foi detido em Pernambuco nesta segunda-feira (25) pela Polícia Civil de São Paulo. O homem lucrava com...

Pesquisa Quaest aponta que 49% dos brasileiros consideram injusto uso da Lei Magnitsky contra Moraes

Maior parte dos brasileiros é contra sanção imposta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos Estados Unidos. Brasileiros...
spot_img

Posts Recomendados