“A reeleição foi um malefício à gestão pública do Brasil”, diz Marcelo Castro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PEC estava pautada para ser votada na CCJ, porém, o presidente da comissão concedeu vista coletiva à proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.O texto é relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI).

A proposta estabelece um mandato de cinco anos para os cargos do Poder Executivo e Legislativo — exceto para senador, que será de 10 anos. A reeleição será permitida apenas para cargos do Poder Legislativo, como deputados estaduais e federais, e vereadores.

A PEC estava pautada para ser votada na CCJ na quarta-feira (23), porém, o presidente da comissão – senador Otto Alencar (PSD-BA) – concedeu vista coletiva à proposta. Assim, os senadores terão mais tempo para avaliar o texto.

Sob a relatoria do projeto, o senador Marcelo Castro enrijeceu as críticas em relação à reeleição no Brasil e disse que há um consenso na classe política para a extinção do mecanismo.

“A reeleição para os cargos do Executivo foi um malefício grande à gestão pública do Brasil. Já está passando da hora de retomarmos o que sempre foi a nossa tradição republicana de não ter reeleição. Foi uma experiência maléfica e que trouxe vícios”, disse.

Extensão do mandato

A proposta estabelece a unificação das eleições em um único dia para todos os cargos eletivos. Para cada função, foi fixado um mandato único de cinco anos, com exceção do cargo de senador da República, que terá mandato de dez anos.

“Nós estamos propondo a extensão do mandato, que serão de cinco anos. Na nossa PEC, estamos propondo a coincidência das eleições. A gente quer que a eleição no Brasil seja realizada de cinco em cinco anos, de vereador a presidente da República”, pontou.

A previsão é que a última reeleição aconteça em 2028, para o cargo de prefeito. Para que entre em vigor a partir da próxima eleição – que acontece em 2026 – o projeto deve ser aprovado pelo Congresso Nacional ainda em 2025.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...
spot_img

Posts Recomendados