A carta divulgada pelo Centro de Operações em Emergências (COE) da FMS pretende coibir a disseminação do novo coronavírus durante as visitas aos cemitérios no feriado.
O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma carta com recomendações a serem seguidas pela população de Teresina na próxima segunda-feira (2), no Dia de Finados.
O objetivo é coibir a disseminação do novo coronavírus durante as visitas aos cemitérios no feriado.
O órgão recomendou que a visita para uma mesma sepultura seja de até quatro pessoas, podendo entrar em duplas, mas não ao mesmo tempo. Pessoas com problemas de saúde e crianças não poderão comparecer aos cemitérios.
Não será permitida a entrada de alimentos, coroas ou guirlandas de flores artificiais. Além disso, recomenda aos visitantes que não realizem cumprimentos entre si com abraços, beijos ou apertos de mãos.
“O Dia de Finados é uma data em que, tradicionalmente, ocorre visitação mais intensa aos cemitérios e, consequentemente, pode gerar aglomeração de pessoas e contribuir para aumentar a proliferação do novo coronavírus. Nós ainda nos encontramos em um período de pandemia e todos os cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio e o aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19 na cidade”, ressaltou a médica infectologista Amparo Salmito.
Confira outras recomendações do COE:
Utilizar máscaras durante toda a visitação aos cemitérios e não permitir a entrada de pessoas sem o EPI;
É recomendado levar uma máscara de reserva, caso haja necessidade de troca;
Levar álcool em gel individual, devendo atentar para o cuidado no manuseio do produto que deve ocorrer longe de velas/fogo para evitar a ocorrência de acidentes;
O cemitério deverá ter entrada e saída em locais diferentes;
Nos cruzeiros (locais onde os visitantes acendem velas e fazem orações), deve ser mantido o distanciamento evitando aglomerações.
Com informações do G1PI