Adapi confirma 16 focos de peste suína no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As ações para eliminação dos focos seguem a rigor os procedimentos presentes na legislação federal.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), informa que estão sendo adotadas ações para eliminação dos focos da peste suína clássica (PSC), pelo Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease). Foram confirmados 16 focos da doença em sete municípios do estado.

Os casos confirmados ocorreram nos municípios de Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos), Brasileira (02 focos), São João do Arraial (01 foco), Milton Brandão (01 foco) e Cabeceiras do Piauí (05 focos).

As ações para eliminação dos focos seguem a rigor os procedimentos presentes na legislação federal, a instrução normativa nº 27, de 20 de abril de 2004, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). As medidas incluem desde o abate dos animais à sanitização de veículos, pessoas e objetos que tiveram contato com os porcos.

Ao todo, cerca de 3.520 animais foram sacrificados, todos em criações extensivas, com o objetivo de realizar o controle da doença. Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários.

“A Adapi vem atuando de forma eficiente no combate aos focos de peste suína clássica no Piauí. Todas as medidas preconizadas pelas legislação federal e estadual de defesa sanitária animal foram adotadas pelo Governo do Estado. Diante da eliminação desses focos a agência continua vigilante por todo o estado atenta a novos focos da doença”, explica Idílio Moura, gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi.

Os trabalhos de atendimento, as notificações e a vigilância continuam sendo realizados em todo o Estado por meio das operações determinadas pelo Centro de Operações em Emergência Zoosanitária para Peste Suína Clássica (Coezoo) do Piauí, cujo telefone para atendimento a notificações é o (86) 98825-5250.

É importante lembrar que a peste suína não é uma zoonose, ou seja, não afeta o ser humano, por isso não é preciso pânico. “Pode-se ingerir carne suína normalmente desde que esta tenha passado por um serviço de inspeção oficial. Além disso, o Governo do Estado proibiu eventos agropecuários com suínos. A medida se dá para evitar aglomeração e que um animal contaminado possa passar o vírus para outros por contato direto. Feiras com caprinos, bovinos e outros estão permitidas”, finaliza Moura.

Com informações da Ascom

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...
spot_img

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Posts Recomendados