Agespisa anuncia reajuste de 10% na tarifa de água para 155 cidades do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O superintendente de negócios da Agespisa, Paulo Roberto explicou que o valor de 10,83% foi resultado da fórmula aprovada pela Agrespi com base nos valores dos índices de energia, insumos, entre outros.

O Conselho de Administração da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) publicou resolução autorizando a implantação de um reajuste tarifário na conta de água de cidades do interior do estado a partir de 1º de janeiro de 2022. De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado de 1º de dezembro, a taxa passará a ser de 10,83%.

Divulgação

Segundo o documento, o reajuste foi autorizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) e terá validade de um ano, até dezembro de 2022.  A nova taxa também não irá atingir os clientes cadastrados na tarifa Residencial Social.

O superintendente de negócios da Agespisa, Paulo Roberto explicou que o valor de 10,83% foi resultado da fórmula aprovada pela Agrespi com base nos valores dos índices de energia, insumos, entre outros.

“Existe uma fórmula paramétrica na qual foi aprovada pela Agência Reguladora do Estado e esses reajustes são anuais e o último aconteceu em janeiro de 2021. Dentro dessa fórmula, ela pega o índice do IPCA, índice de energia, índices oficiais e nós enviamos essa fórmula, preenchemos com os índices atuais e a Agência Reguladora autorizou o reajuste dentro dos padrões, no entanto não haverá reajuste da tarifa social”, esclarece o superintendente.

Ainda de acordo com a publicação, as tarifas atuais estão defasadas desde janeiro de 2021 e não estão conseguindo produzir receita suficiente para cobertura dos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas, além de dificultar o atendimento universalizado. Hoje, a tarifa é de 4,13% para os municípios do interior. 

Atualmente, a Agespisa presta os serviços de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário de forma regionalizada para 184 localidades, 155 municípios e 29 povoados do Piauí. Conforme Paulo Roberto, esse novo valor deve atingir aproximadamente 420 mil famílias do estado.

“Nós temos hoje 420 mil ligações de água no estado do Piauí, então seria aproximadamente 420 mil familias”, finaliza. 

Confira publicação oficial

Do Cidadeverde.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados