Por Gleison Fernandes.
A Águas do Piauí está desenvolvendo uma série de ações estruturantes para restabelecer, de forma plena, o fornecimento de água no município de Bertolínia, no sul do estado. As ações ocorrem após a identificação de uma queda acentuada na vazão do Poço 1, principal fonte de captação da cidade, cuja produção caiu de 60 mil litros por hora para apenas 30 mil litros.

Como medida principal, a concessionária executará, durante este final de semana, uma manutenção e limpeza completa no poço central, entre às 22h do sábado e 18h do domingo. A intervenção inclui inspeção técnica com filmagem interna, limpeza com compressor de alta pressão, nova verificação por vídeo e instalação da bomba definitiva. A previsão é que a pressão seja gradualmente recuperada, contribuindo para a regularidade do abastecimento no município.
Para mitigar os impactos à população durante todo esse período da manutenção, três carretas-pipa, uma com capacidade de 30 mil litros e duas com capacidade de 10 mil litros cada, serão direcionadas para reforçar o reservatório central do município. As áreas mais críticas seguem recebendo atendimento por meio de caminhões-pipa.
A concessionária já ativou dois poços, localizados no bairro Piçarra e Geraldão, respectivamente. E iniciará em ambos o processo de setorização da rede abastecida. A estratégia, que divide a cidade em regiões operacionais de abastecimento, permite, entre outras coisas, que futuras manutenções sejam feitas de forma regionalizadas, sem comprometer o fornecimento em toda a cidade.
A Águas do Piauí reforça que as ações fazem parte de um plano de melhorias estruturantes para garantir maior estabilidade e segurança hídrica para a população de Bertolínia.







