Companhia aérea canadense aposta em aeronave regional elétrica, prevista para entrar em serviço em 2028.
A empresa Air Canada anunciou que assinou um acordo de compra de 30 aeronaves ES-30 híbridas elétricas em desenvolvimento pela Heart Aerospace, da Suécia. A linha aérea também adquiriu uma participação acionária de US$ 5 milhões na Heart Aerospace.
Segundo a fabricante, o ES-30 permitirá atender rotas regionais de passageiros de forma mais sustentável, fornecendo conectividade de baixa emissão para comunidades locais a médio e longo prazo. O modelo será capaz de transportar 30 passageiros sentados em três assentos por fileira (na configuração 2+1), com galley e lavatório.
O projeto prevê que a aeronave será alimentada por baterias de íons de lítio e será mais silenciosa, terá melhores parâmetros operacionais, será mais confiável e terá uma pegada ambiental menor do que as aeronaves turboélice convencionais. Também será equipada com geradores híbridos de reserva que podem usar combustível sustentável de aviação.
Totalmente ocupado, o ES-30 foi projetado para ter um alcance totalmente elétrico e de emissão zero de 200 km. Isso pode ser estendido para 400 km com energia complementada pelos geradores, e até 800 km se a ocupação for restrita a 25 passageiros. Espera-se que o tempo de carregamento das baterias da aeronave seja de 30 a 50 minutos.
“A Air Canada assumiu uma posição de liderança na indústria para lidar com as mudanças climáticas. A introdução em nossa frota da aeronave regional elétrica ES-30 da Heart Aerospace será um passo à frente em nossa meta de emissões líquidas zero até 2050. A Air Canada já está apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias, como combustíveis de aviação sustentáveis e captura de carbono, para lidar com as mudanças climáticas. Agora estamos reforçando nosso compromisso investindo em tecnologia revolucionária de aeronaves elétricas, tanto como cliente do ES-30 e como sócio da Heart Aerospace”, disse Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.