Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Além da Embraer: Airbus, Boeing e GM têm projetos de carros voadores; conheça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além da Embraer, as gigantes Boeing, Airbus e até a GM trabalham na criação de uma aeronave capaz de invadir os céus das cidades mundo afora.

A brasileira Embraer apresentou no final do mês passado o seu projeto de táxi-aéreo elétrico em voo pela primeira vez. Chamado informalmente também de “carro voador”, o conceito pretende revolucionar o transporte urbano em todo o mundo.

O nome oficial desse projeto de aeronave é eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês). Com um custo operacional reduzido, o conceito lembra um drone gigante para o transporte de passageiros e promete invadir as grandes metrópoles mundiais.

Grandes fabricantes de aviões e helicópteros, além de startups, decidiram investir pesado no desenvolvimento de projetos de eVTOL. Além da Embraer, as gigantes Boeing, Airbus e até a GM trabalham na criação de uma aeronave capaz de invadir os céus das cidades mundo afora.

A ideia de criar uma grande rede surgiu com a Uber, que havia lançado o projeto Uber Elevate. A empresa já chegou a prever que as viagens aéreas seriam até mais baratas que a tarifa da categoria UberX. Para isso, é necessário que haja uma similaridade entre todos os projetos.

Além disso, é preciso criar também toda uma estrutura nas cidades para poder receber os futuros “carros voadores”. Os pontos mais cruciais são os locais de pouso e decolagem, além do controle de tráfego aéreo.

As grandes fabricantes já trabalham nesse conceito há, pelo menos, três anos. Conheça os projetos da Airbus, Boeing e GM.

Airbus

Apresentado ao público em março de 2019, o projeto da Airbus realizou o seu primeiro voo em maio daquele ano. Desde então, já foram mais de 100 voos de testes. O grande avanço no desenvolvimento do projeto veio em julho do ano passado, quando o CityAirbus fez seu primeiro voo totalmente automático.

O CityAirbus tem uma configuração multicóptero que apresenta quatro unidades de propulsão em duto de alta sustentação. Suas oito hélices são acionadas por motores elétricos a cerca de 950 rpm para garantir o baixo ruído. A velocidade de cruzeiro será de aproximadamente 120 km/h em rotas fixas com até 15 minutos de autonomia. Tem capacidade para quatro passageiros.

Boeing

O projeto de eVTOL da Boeing está sendo desenvolvido pela subsidiária Aurora Flight Sciences, especializada na criação de aeronaves avançadas por meio do desenvolvimento de sistemas autônomos. O projeto é uma mistura de avião e helicóptero. Ele pousa e decola na vertical, usando rotores instalados nos esquis da aeronave. Durante o voo, a hélice traseira proporciona a tração e as asas dão a sustentação.

Com capacidade para apenas duas pessoas, o projeto da Boeing tem sido utilizado muito mais para desenvolver os sistemas autônomos de voo e a tecnologia de alimentação elétrica. Além do transporte de passageiros, a aeronave deve ser capaz de planejar rotas, responder a contingências e detectar e evitar obstáculos inesperados. Quando lançar, de fato, seu eVTOL, a Boeing deve apresentar um modelo com design bem diferente.

GM

Empresas automotivas também estão de olho no futuro dos “carros voadores”. A GM apresentou em janeiro, durante a feira CES (Consumer Eletronics Show), um vídeo do que seria o conceito do eVTOL da empresa. O veículo seria um Cadillac totalmente autônomo, elétrico, com capacidade para apenas uma pessoa e pouso e decolagem vertical.

A GM não apresentou muitos detalhes sobre o seu projeto e tampouco o estágio de desenvolvimento. Os poucos dados disponíveis é que o veículo seria alimentado por uma bateria de 90 kW e chegaria à velocidade de 90 km/h.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Duas clínicas de estética de Teresina são interditadas por reutilização de seringas e outras irregularidades

Ao todo, 20 estabelecimentos foram inspecionados nas zonas Leste e Sul da capital. Duas clínicas de estética localizadas em Teresina...

Piauí tem 35 barragens com riscos de segurança, aponta Agência Nacional de Águas

Destas, cinco são prioritárias para gestão de segurança e quatro apresentam alto risco de dano humano ou estrutural. Pelo menos...

Florinda Meza é acusada de agressões físicas e psicológicas contra Roberto Bolaños

Atriz teria apagado cigarros no corpo do marido como forma de punição, diz documentário. Depoimentos apresentados na série “Chespirito: Sem...

PT lança site para cadastrar influenciadores pró-Lula

Anúncio foi feito em um encontro virtual. Na quarta-feira (2), o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou um site para aumentar...
spot_img

Judiciário entra em recesso e prazos ficam suspensos até 31 de julho

O presidente do STF, Roberto Barroso, e o ministro Edson Fachin serão os responsáveis pelo plantão na Corte Os tribunais...

Prouni 2025: Piauí tem oferta de 2.442 bolsas no segundo semestre

MEC oferece 1.540 bolsas integrais e 902 parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Inscrições podem ser realizadas até...
spot_img

Posts Recomendados