Alterações no ritmo do coração são normais?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Especialista fala sobre as arritmias cardíacas, condição em que as batidas do coração saem do compasso.

O coração acelerado, ou demasiadamente lento, pode indicar que há algo de errado na saúde cardiovascular. As arritmias cardíacas, caracterizadas pelos batimentos irregulares do coração, podem aparecer por diversos motivos e de três maneiras: taquicardia, quando o coração bate rápido demais, bradicardia, quando os batimentos são lentos e, quando estão irregulares, é chamada de fibrilação arterial. E, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 5% da população brasileira sofre com algum tipo de arritmia, principalmente os jovens, diferente do que se pensa sobre a doença.

© iStock

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, nem toda a arritmia é grave. Consideradas como arritmias cardíacas benignas ou esporádicas, esta versão da condição dura poucos segundos, comum em casos de medo ou ansiedade. O problema está na arritmia cardíaca maligna. “As alterações nas batidas do coração causam um impacto no bombeamento de sangue para o organismo, o que pode trazer consequências graves, como a morte súbita”, conta o cirurgião. 

Os dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) indicam que as arritmias acometem cerca de 20 milhões de pessoas, resultando, todos os anos, em cerca de 320 mil óbitos por morte súbita no Brasil. 

 Quais os sintomas? 

Os sintomas das arritmias cardíacas incluem as palpitações, que podem durar alguns minutos ou até semanas, enjoos, desmaios, vertigens, queda da pressão e fadiga. E os fatores de risco para o desenvolvimento da condição são tabagismo, obesidade e sobrepeso, sedentarismo, hipertensão, abuso de bebidas alcoólicas, apneia do sono, diabetes, estresse e histórico familiar da doença. 

“Alguns pacientes podem desenvolver arritmias através de medicamentos para o tratamento de outras doenças, como os que tratam problemas da tireoide e asma. O abuso de substâncias como a cafeína, nicotina, cocaína e termogênicos também podem levar uma pessoa a desenvolver as arritmias cardíacas”, alerta o médico. 

Tem tratamento? 

Embora cada caso seja único, pacientes com arritmias cardíacas malignas, precisam de tratamento adequado e acompanhamento médico. Em muitos casos, a mudança do estilo de vida do paciente pode trazer melhoras significativas e ser o suficiente para curar as arritmias.   

“O tratamento das arritmias pode ser feito através de medicamentos ou, em casos mais graves, uma cirurgia pode ser indicada. Alguns dispositivos implantáveis como o CDI (cardioversor desfibrilador implantável), podem melhorar o quadro das arritmias. Pacientes com arritmias cardíacas tratadas podem levar uma vida normal, inclusive praticar exercícios físicos diariamente”, esclarece o especialista. 

Como prevenir? 

A prevenção para as arritmias cardíacas é a mesma para qualquer outra complicação cardiovascular: é preciso adotar hábitos saudáveis.  

“Além de abandonar o cigarro e maneirar na bebida alcoólica, a prevenção de arritmias é feita com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. A obesidade e o sedentarismo também podem levar uma pessoa a desenvolver a doença, portanto, é preciso ficar de olho e fazer a manutenção do peso. Cuidar da saúde emocional também é essencial para evitar o estresse e impedir que o coração seja sobrecarregado”, finaliza o cirurgião. 

Com informações do Notíciasaominuto

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...
spot_img

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Posts Recomendados