Anticoncepcional atrapalha o emagrecimento?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar de ser um método contraceptivo bastante popular, a pílula anticoncepcional ainda é cercada de mitos e levanta muitas dúvidas. A relação feita entre o remédio e o ganho de peso, por exemplo, é conhecida, mas será que tem fundamento?

Não há indícios sólidos que confirmem que a pílula anticoncepcional resulte em ganho de peso, afirma o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

O uso do medicamento, no entanto, pode sim provocar aumento nos números na balança. Mas o aumento no peso, neste caso, não está relacionado ao ganho de gordura, mas sim a uma possível retenção de líquidos.

O acúmulo de líquidos pode ser resultado, por exemplo, da elevação dos níveis do estrogênio, causado pela ingestão da pílula.

Este hormônio também pode aumentar o apetite, causando a confusão na correlação entre o anticoncepcional oral e a dificuldade de emagrecimento. É equivocado dizer, no entanto, que o contraceptivo, sozinho, engorde ou atrapalhe a perda de peso.

De acordo com o ginecologista, uma maneira de minimizar o inchaço é buscar, com orientação do profissional de saúde, por pílulas com diferentes dosagens hormonais que não sobrecarreguem a mulher.

Além de afirmar que a pílula não tem qualquer relação com maior quantidade de células de gordura, o médico aponta que é possível tomar anticoncepcional e não engordar se a mulher contar com indicação médica ao escolher do remédio, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável e equilibrada.

A pílula anticoncepcional é uma das formas mais comuns e acessíveis de evitar uma gravidez e, se administrada corretamente, tem taxa de falha inferior a 1%. De fácil administração, o medicamento está presente no mercado com várias marcas e níveis de hormônio.

Com informações do VIX

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Estado inaugura escritório da Investe Piauí no coração financeiro de São Paulo

A representação na capital paulista permite um ambiente de negócios favorável para o estado no Sudeste do Brasil. O governador...

Adriana Sá anuncia que vai percorrer comunidades de Landri Sales para ouvir a população e montar seu plano de governo

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz ela informou que o cronograma completo das visitas às comunidades será divulgado em...

Senado começa a discutir aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

Intenção é oferecer benesses a cada cinco anos de serviço público; impacto aos cofres públicos é de R$ 42...

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O Partido Liberal (PL) e a...
spot_img

TCU mantém condenação e ex-prefeita de Uruçuí tem que devolver R$ 188 mil aos cofres públicos

"PAGAMENTO DE DESPESAS NÃO COMPROVADAS" Os ministros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o mérito...

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...
spot_img

Posts Recomendados