Ao final da janela partidária 15 deputados mudaram de legenda no Piauí; 7 partidos somem da Alepi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pelo menos 11 parlamentares estaduais mudaram de sigla e quatro federais no Piauí. O prazo para quem tem partido terminou nesta sexta-feira (1º).

No último dia permitido pela legislação eleitoral para mudança de partido de parlamentares, os deputados estaduais Mardem Menezes e Gustavo Neiva se filiaram ao Progressistas. Eles deixam respectivamente o PSDB e o PSB. Fechando a cota, ao todo 15 deputados aproveitaram a janela migratória em todo o Piauí, sendo quatro federais e 11 estaduais.

Assembleia Legislativa do Piauí

As mudanças proporcionaram o desaparecimento de sete partidos da Assembleia Legislativa do Piauí: PSB, PSDB, PDT, PSD, PTB, Cidadania e PL. E deixou o PT com uma super bancada – 12 parlamentares no total.

A legenda piauiense também ganhou uma nova cadeira na Câmara Federal e junto com o PSD ficaram com três federais cada (Veja lista no final da reportagem).

A deputada Teresa Britto decidiu continuar no PV, apesar de na esfera federal o partido fazer federação com o PT e PCdoB, os quais a parlamentar sempre fez oposição. A decisão dela foi anunciada na última segunda-feira (28) e disse que terá a mesma postura de fiscalizadora e independente dentro da Alepi.

A janela partidária foi aberta no dia 03 de março. A novidade deste ano foi que os partidos, que não podem mais fazer coligações, tiveram que unir através de federações, que terá um tempo maior de fidelidade – quatro anos. Essa modalidade fez muitos deputados aderirem a outros para conseguirem suas reeleições e em alguns casos para ajudar as siglas a elegerem o maior número de parlamentares.

1º mandato em 4 partidos

A deputada federal pelo Piauí, Marina Santos, mudou de partido quatro vezes em em seu primeiro mandato. Hoje no Republicanos, a parlamentar, eleita pela primeira vez em 2018, pelo PTC, já passou pelo Solidariedade e PL, antes da última filiação neste mês de março, aproveitando a janela partidária.

A parlamentar foi eleita em 2018 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), depois que a sigla não atingiu a cláusula de barreira, ela teve permissão para sair do partido e foi para o Solidariedade, porém, depois de impasses internos ela resolveu aderir ao PL. Com a saída dos deputados governistas, devido à chegada de Bolsonaro ao partido, Marina justifica que precisou se adequar às regras eleitorais e que apesar de sempre se entregar à legenda que participa, foi preciso fazer a mudança.

“Quando eu entro no partido, eu sou muito partidária, eu entro para ficar. Mas, infelizmente, o partido que eu estava (PL) não se adequava à regra do jogo atual. Não dava para mim, no nosso estado. Em âmbito nacional é outra coisa, em cada estado tem sua realidade. Então, eu procurei me adequar para poder participar e concorrer de formas digna das eleições 2022”, justificou sua terceira mudança.

Com informações do G1Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados