Após quatro meses suspenso, passeio no Cânion do Poti será retomado no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Meio Ambiente, depois de vistorias e inspeções feitas na região, instalou placas, corrimãos de apoios, escadarias e isolou áreas de risco.

Após quatro meses de suspensão do passeio do Cânion do Rio Poti, o turismo vai ser retomado na região no mês de junho. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), adaptações foram feitas ao longo do complexo turístico para segurança ambiental e de turistas.

“Foi apontado em relatório do CPRM [Serviço Geológico do Brasil] que alguns trechos são mais vulneráveis a algum tipo de acidente geológico. Então destacamos os pontos que merecem mais atenção, que podem ser evitados, pelo menos nesse primeiro momento, pelos turistas para que a gente possa fazer esse controle ambiental fazendo com que esses passeios ocorram da forma mais segura possível”, afirmou Daniel Marçal, secretário da Semar.

O órgão informou ainda que a visitação de turistas pode ser retomada no próximo mês devido os baixos índices pluviométricos. Segundo a Semar, como orientação do CPRM, após chuvas na região os passeios devem ser suspensos por no mínimo 24h.

Dentre as medidas adotadas para segurança das pessoas e do parque ecológico estão: placas demarcando os limites do complexo turístico, sinalizações para a entrada principal do Cânion, apoios físicos para auxilio de locomoção de turistas e isolamento de áreas consideradas de risco para as pessoas.

“Verificamos os possíveis riscos geológicos decorrente da formação natural, também devido à tragédia ocorrida em janeiro no Capitólio. Porque nosso objetivo é fazer com que o parque tenha sua função ambiental e ao mesmo tempo essa função do turismo ecológico na região dos Cânion do Poti”, destacou Daniel.

Uma das áreas isoladas com risco para as pessoas, foi o trecho final do passeio pelo cânion, que dá acesso a uma cachoeira. De acordo com a Semar, essa região possui paredões estreitos que oferecem risco aos turistas, guias e pessoas que passem pelo local. Agora o acesso à queda de água será feito pela parte externa do cânion, que pode ser acessada pela cidade de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina.

Outra medida de segurança adotada foi a instalação de boias delimitando para as embarcações que transportam turistas as margens do rio. O objetivo é manter as pessoas mais seguras com o distanciamento dos paredões rochosos .

Os investimentos no local devem ser retomados, segundo a secretaria de meio ambiente municipal e estadual, visando o aproveitamento da região com paisagens naturais e fomentando o turismo sustentável e ecológico.

“Para monitorar o local, as empresas de turismo vão se cadastrar na Semar, tanto as que já realizam atividades quanto os novos empreendimentos, e terão que informar a quantidade de visitantes por dia, quantidade de passeios para que a secretaria faça todo esse controle e mantenha as atividades turísticas”, informa Daniel, secretario da Semar.

Cânion do Rio Poti

O Cânion do Rio Poti fica localizado no município de Buriti dos Montes, a 230 km de Teresina. Para garantir a segurança dos turistas, todo o passeio pelo cânion é feito com coletes infláveis.

A excursão pode ser feita através de caiaques, canoas, ou lanchas com capacidade de até 10 pessoas.

Acredita-se que a paisagem tenha se formado através de uma falha geológica provocada por um terremoto há 400 milhões de anos.

Com informações do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretaria de Meio Ambiente celebra os 52 anos da Escola CEDEG em Guadalupe com ação de plantio de mudas nativas

Membros da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participaram das festividades em celebração aos 52 anos da...

“Tenho certeza que está consolidada a vitória do Sílvio em Teresina”, diz Ciro Nogueira

O senador e ex-ministro-chefe da Casa Civil ainda falou sobre a futura vinda de Jair Bolsonaro ao Piauí. O senador...

Transcerrados reduz tempo para escoamento da produção de soja no Piauí, afirma diretor do DER

As melhorias nos 236 km da PI-397, a chamada Rodovia Transcerrados, impactarão positivamente a economia da região. Segundo o...

Pré-candidato é suspeito de prometer aprovação a eleitor e concurso público é suspenso no Piauí

A prefeitura de Alto Longá informou que irá emitir um posicionamento. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)...
spot_img

Jair Bolsonaro segue internado com erisipela e não tem previsão de alta

Ex-presidente apresenta quadro estável e sem febre O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado nesta quinta-feira no Hospital Vila Nova Star,...

Folha de pagamento de 17 setores será reonerada a partir de 2025

Governo anuncia acordo após reunião com políticos Após um acordo entre o governo, o Congresso Nacional e representantes de 17...
spot_img

Posts Recomendados