Assembleia pede explicação à UFPI sobre demora para homologar resultado de eleição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Demora do reconhecimento do resultado da eleição para reitor preocupa presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva.

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), apresentou requerimento cobrando da reitoria da Universidade Federal do Piauí explicações sobre a homologação do resultado da eleição para nova reitora e vice-reitor, ocorrida no dia 15 de maio.

Presidente da Alepi, Franzé Silva

Durante esta semana, a comunidade acadêmica vem se mobilizando, diante da demora da homologação do resultado pelo Conselho Universitário. Lideranças estudantis e a Associação dos Docentes da UFPI – Adufpi se manifestaram nas redes sociais, já que o conselho se reuniu na segunda-feira (10) e não colocou a questão em pauta.

A professora Nadir Nogueira e o professor Edmilson Moura, eleitos reitora e vice com 48,02% dos votos, também ingressaram com processo administrativo junto à reitoria. O documento interpela a administração da universidade acerca da devolução do relatório da comissão eleitoral sobre o resultado das eleições, alegando a existência de “notícias” que colocam em dúvida a lisura do pleito. O processo administrativo afirma que essas “notícias” são fake news sobre a prestação de contas e que a comissão eleitoral não tem a função de averiguar as supostas denúncias, já que a comissão foi extinta desde o dia 17 de maio, quando do envio do relatório final, e que não é sua função esse tipo de conduta.

No requerimento em que cobra informações sobre a homologação do resultado e envio da lista tríplice ao governo federal, o deputado Franzé Silva lembra que o processo eleitoral é realizado nas grandes universidades do Brasil, “como forma de assegurar que a vontade popular seja respeitada, garantindo a boa governança democrática, a estabilidade e segurança jurídica, fundamental para que uma universidade do porte da UFPI possa continuar a exercer suas diversas atividades, de forma eficiente e democrática, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão”.

O requerimento foi lido no plenário da Assembleia Legislativa e deve ser colocado para votação na próxima semana.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

GSI derrubou 13 drones suspeitos em eventos do presidente Lula

O evento que mais teve drones derrubados foi durante a caminhada do Dois de Julho, em Salvador (BA) O Gabinete...

Fuzil AR-15, reação de sniper e mais: veja os detalhes do atentado contra Donald Trump

Trump foi alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). Atirador foi morto e teve amostras...

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dia do Homem e do Motorista

Na programação constam atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos e ações educativas. A Secretaria de Estado da...

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral estão abertas até quinta-feira, 18, às 18h. As inscrições para o...
spot_img

PRF registra aumento de 166% na recuperação de veículos roubados no Piauí

Somente neste ano, 170 veículos roubados, furtados, adulterados ou apropriados indevidamente foram recuperados no Piauí. Nos primeiros 10 dias de...

Piauí tem municípios com alerta de baixa umidade e de vendaval até 16 de julho

Com alerta amarelo estão 143 cidades, onde a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e...
spot_img

Posts Recomendados