Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Bancos deixarão de operar transferências por DOC e TEC até 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Criação do Pix tornou obsoletas outras formas de transferir dinheiro

Os bancos deixarão de oferecer a modalidade de pagamento via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024. O anúncio foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta quinta-feira (4).

De acordo com a entidade, a decisão foi motivada pelo desinteresse do público que, no decorrer dos anos, reduziu o uso desse meio de pagamento, criado em 1985 pelo Banco Central. Os usuários têm preferido formas mais rápidas e mais baratas de transferência de dinheiro, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020.

Divulgação

De acordo com levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, em 2022, as transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,07 bilhões de operações realizadas. O Pix, que não tem custo e é instantâneo, lidera as operações, no Brasil. Ele é seguido por outras modalidades de pagamento de menor custo aos clientes.

Dados divulgados pelo Banco Central apontam que, em 2022, as transações bancárias foram:

24 bilhões via Pix;

18,2 bilhões pelo cartão de crédito;

15,6 bilhões, cartão de débito;

4 bilhões por boletos;

1,01 bilhão via TED;

202,8 milhões, cheques;

59 milhões via DOC.

TEC

Além do DOC, a Febraban anunciou que serão extintas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que o objetivo é melhorar a conveniência para os clientes bancários, após observar seu custo-benefício.

“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC, quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”.

Fim das operações em fevereiro de 2024

Os bancos têm até 29 fevereiro de 2024 para extinguir as operações de DOC e TEC. E os clientes (pessoa física ou jurídica) poderão realizar as operações de DOC até 15 de janeiro de 2024, com agendamento até fechamento do sistema para essas operações (29/02/2024).

Atualmente, cada banco institui o valor cobrado para essas duas transações. A transação bancária, tanto a TEC, quanto o DOC, tem o valor máximo de R$ 4.999,99. A operação pode ser agendada para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente.

As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência. Enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o fim do mesmo dia em que foi dada a ordem de pagamento.

Outra característica é que a TEC possibilita a transferência de recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não é possível aos optantes do DOC.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada

Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população. No futuro, parceria entre Governo Federal,...

Estudantes de Uruçuí conquistam primeiro emprego em multinacional com apoio da Seduc

O Oportunidade Jovem já investiu mais de R$ 12 milhões em iniciativas de estágio, monitoria e aprendizagem profissional no...

Pesquisa Quaest mostra que Lula tem pior avaliação desde que assumiu: 56% de desaprovação

Margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Levantamento ouviu 2.004 pessoas com...

Piauí terá temperaturas de até 39°C antes do B-R-O-Bró, alerta climatologista da Semarh

Segundo a especialista, o Sudeste do estado não tem mais previsão de chuvas até junho A climatologista Sara Cardoso, coordenadora...
spot_img

Rafael Fonteles destaca LIDE Piauí como ponte para intercâmbio empresarial global

LIDE Piauí pretende dar visibilidade às potencialidades do estado para atrair novos investimentos. O governador Rafael Fonteles participou, na noite...

Congresso aprova lei que permite taxar produtos americanos, em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Texto já havia sido aprovado nesta terça (1º) pelo Senado Federal, em caráter de urgência. Agora, segue para sanção...
spot_img

Posts Recomendados