Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Bancos lideram ranking de reclamações no Piauí, aponta Procon

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) divulgou, nesta terça-feira (18), o relatório anual com os segmentos mais reclamados pelos consumidores no Piauí.

De acordo com os dados, os bancos lideram as queixas, com 4.561 reclamações registradas. Em segundo lugar, aparecem as empresas de energia elétrica, com 1.012 reclamações, seguidas pelas operadoras de telefonia, que somaram 901 registros.

O assessor técnico do Procon, Ricardo Alves, alertou para os riscos de determinadas modalidades de crédito, especialmente o cartão de crédito consignado, que pode ser confundido com um empréstimo convencional.

“Existe uma modalidade de crédito chamada cartão de crédito consignado, que muita gente pensa que é um empréstimo, mas, na verdade, não é. Ele é vendido de uma forma errada, como se fosse um empréstimo comum. Nesse caso, o consumidor faz um saque e recebe o dinheiro na conta, mas não sabe quando vai terminar de pagar. Parte do valor da fatura é descontada diretamente do contracheque, mas apenas uma parte, o que gera uma dívida crescente, difícil de controlar. Por isso, ao contratar um empréstimo, é fundamental observar o contrato, a quantidade de parcelas, os valores e os juros envolvidos”, explicou Ricardo Alves.

Ainda segundo o Procon, os consumidores devem estar atentos a detalhes importantes para evitar cobranças indevidas e garantir seus direitos. Entre as principais orientações estão:

Telefonia: conferir a fatura para identificar cobranças de serviços não contratados e verificar se o valor cobrado corresponde ao ofertado.

Energia elétrica: o consumidor tem direito a um serviço contínuo e de qualidade. Em casos de interrupções frequentes ou falhas no fornecimento, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor.

O Procon também destacou uma redução significativa nas infrações relacionadas à bomba baixa – prática em que os postos abastecem veículos com um volume inferior ao pago pelos clientes.

“De 2022 para 2024, tivemos uma redução de 50% nas infrações de bomba baixa”, finalizou Ricardo Alves.

A lista completa das instituições mais reclamadas pelos consumidores piauienses será divulgada na manhã de hoje na sede do Ministério Público do Piauí (MPPI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sargento é preso por suspeita de importunação sexual contra soldado durante serviço no Piauí

Um sargento do 24° Batalhão da Polícia Militar do Piauí foi preso suspeito de importunação sexual contra uma soldado...

TCU condena servidores do INSS no Piauí por fraudes milionária em benefícios

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na sessão plenária do último dia 16 de julho, o acórdão...

Em Teresina, prefeito Jesse James apresenta projetos para Guadalupe e recebe sinal positivo de Rafael Fonteles

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve em audiência com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, nesta...

Carlinhos Maia se descobriu bissexual e está apaixonado por influenciadora

O fim do casamento dos influenciadores segue dando o que falar nas redes sociais. O fim do casamento de Carlinhos...
spot_img

Prefeito de Cristino Castro é denunciado por irregularidades em licitação de R$ 17 milhões

A representação foi feita pela Divisão de Fiscalização de Licitações e Contratações do TCE. O prefeito de Cristino Castro, Felipe...

Turismo Escolar: Ópera na Serra da Capivara transforma aula em experiência inesquecível

Cerca de 400 alunos da rede estadual do Piauí assistiram ao espetáculo ao ar livre, em meio às cavernas...
spot_img

Posts Recomendados