Licenciamento final promete destravar produção de hidrogênio verde no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estado está na última etapa de licenciamento para implantação das primeiras indústrias voltadas à produção dessa matriz energética.

Uma das grandes apostas para o futuro da energia no Piauí é o hidrogênio verde, um vetor energético promissor que pode ampliar ainda mais a participação do estado na transição energética global. De acordo com as informações, o estado está na fase final de licenciamento para implantação das primeiras indústrias voltadas à produção dessa matriz energética, que será um dos pilares da transição energética global.

Foto: EDP

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destaca que a estratégia do governo é aproveitar o vasto potencial do Piauí em fontes renováveis, como energia solar e eólica, para viabilizar os projetos voltados à produção de hidrogênio verde e amônia no estado.

“O principal vetor para a descarbonização é o hidrogênio verde, já consagrado no mundo, produzido a partir de energia limpa. O Piauí é destaque global nesse setor, sendo o terceiro maior produtor de energia solar e eólica do Brasil, com uma geração sete vezes maior do que o consumo estadual. Agora, estamos avançando na implementação dessa nova matriz energética. O processo exige uma série de licenciamentos, e já estamos na última etapa”, disse o governador.

Recentemente, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do estado, recebeu sinal verde para avançar com investimentos no setor. A empresa Solatio investirá cerca de R$ 27 bilhões na produção de hidrogênio verde e amônia, com capacidade anual de 3 GW de potência.

“Agora, precisamos da autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico para a conexão. Só uma dessas indústrias consome mais energia do que todo o Piauí. Isso mostra o potencial do estado para liderar a transição energética”, relata.

Especialistas destacam importância do vetor energético

O professor do curso de Engenharia Elétrica e Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcos Lira, destacou que o estado tem potencial para se destacar nesse setor.

“Acho que o próximo passo, o estado do Piauí já é competitivo, mas ele consegue avançar mais na medida que a gente tiver os projetos de hidrogênio verde implementados no estado. E para produzir hidrogênio verde eu preciso de energia solar, de energia eólica, eu preciso que seja uma fonte renovada para produzir esse hidrogênio. Acho que o que está faltando para a gente dar esse ganho de competitividade é a chegada desses novos hubs de hidrogênio verde aqui no Piauí”, aponta Marcos Lira.

O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, reforça que o governo está de olho nessa oportunidade e continua trabalhando para atrair mais empresas interessadas em investir no vetor energético.

“Temos dois grandes projetos, um da Solatio e outro da Green Energy Park, eles são talvez os dois maiores projetos a médio prazo a serem constituídos aqui no estado do Piauí. O que vemos, e nisso já a questão de um ponto interessante, é que recentemente foi aprovado na ZPE de Parnaíba o projeto da Solatio. Significa dizer que o projeto vai estar sendo executado e dar força para que os demais projetos sejam mais acreditados tanto pelo Governo Federal como pela sociedade. Estamos saindo de algo imaginado para algo que já está começando a ser realizado”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar

Mais de 60 mil eleitores do Piauí tem até o próximo 19 de maio para regularizar a situação eleitoral...

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...
spot_img

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...
spot_img

Posts Recomendados