A bandeira de 50 metros de comprimento foi um pedido da primeira-dama Janja.
Uma bandeira do Brasil de 50 metros de comprimento e 15 metros de largura se destacou durante a posse de Lula em Brasília (DF) neste domingo (1º). A bandeira foi feita no Piauí e surgiu em um ato de campanha do Lula em Teresina em agosto de 2022 e chamou a atenção da primeira-dama Janja.
A bandeira foi uma ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). A bandeira foi feita para acompanhar uma outra do mesmo tamanho, que é do Piauí e já circulava o estado durante a campanha de Rafael Fonteles.
Já a bandeira do Brasil foi exibida no dia em que Lula esteve em Teresina, em 03 de agosto de 2022, onde reuniu mais de 40 mil pessoas. Lula não sabia da bandeira e para ele foi uma grande surpresa.
“Eu falei apenas ao Ricardo Stuckert [fotógrafo do presidente] que ia abrir um bandeirão, para que ele ficasse atento para tirar a foto”, diz Marcelo ao Uol.
Quando abriram, o Lula não sabia. Quando ele viu, ficou encantado ao vê-la ‘viva’, caminhando de mão em mão. Já no hotel, a Janja chegou e disse: ‘quero levar essa bandeira com a gente’, relatou Marcelo Nolleto.
Marcelo não sabia que a bandeira seria usada ontem na posse e para ele foi grande surpresa.
“Eu estava com minha família almoçando e vendo a posse, e tinha acabado de sair uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro reclamando que não tinha nenhuma bandeira do Brasil lá. De repente aparece a bandeira. Foi emocionante ver aquilo. Não foi um orgulho pessoal, foi como se a gente do Piauí tivesse dado a contribuição simbólica de dizer que a bandeira está na mão do povo”.