Pneumonia misteriosa lota hospitais infantis na China e acende alerta de nova epidemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Crianças não apresentam tosse, mas desenvolveram febre e nódulos pulmonares, relatou morador de Pequim.

Uma pneumonia misteriosa está supostamente devastando escolas na China. Hospitais em Pequim e 800 quilómetros a nordeste de Liaoning estão entre os que estão “sobrecarregados de crianças doentes”, enquanto as aulas escolares estavam “à beira da suspensão”, segundo notícias locais.

As crianças apresentam sintomas incomuns que incluem inflamação nos pulmões e febre alta – mas sem tosse ou outros sintomas geralmente associados à gripe, VSR e outras doenças respiratórias.

O alerta foi emitido na noite de terça-feira através do ProMed – um grande sistema de vigilância global disponível publicamente que monitoriza doenças infecciosas.

Foi uma notificação da ProMed em dezembro de 2019 que chamou a atenção de muitos médicos e cientistas, incluindo funcionários da Organização Mundial de Saúde, para um vírus misterioso, mais tarde denominado Covid.

A fonte do alerta foi uma reportagem do canal taiwanês FTV News, que acrescentou que “os pais questionaram se as autoridades estavam a encobrir a epidemia”.

A China foi duramente criticada por encobrir a epidemia original de SARS em 2003 e a pandemia de Covid no final de 2019 – ambos novos vírus que causam pneumonia.

Mas o novo surto pode estar relacionado com o Mycoplasma pneumoniae, também conhecido como pneumonia ambulante, que está a crescer na China à medida que o país entra no seu primeiro inverno sem bloqueios rigorosos devido à Covid.

Os EUA e o Reino Unido também registaram picos de infeções como VSR e gripe após o levantamento das regras pandémicas.

A Dra. Krutika Kuppalli, médica infectologista que faz parte do Programa de Emergências de Calor da OMS, disse no X (anteriormente Twitter) que a doença “pode ser qualquer coisa”. Ela acrescentou: ‘Ainda não sabemos o que eles testaram. O alerta não divulga essa informação.

O epidemiologista treinado em Harvard, Dr. Eric Feigl-Ding, também disse que a especulação de que a doença é uma pneumonia ambulante é “um vago nódulo”.

Ele disse: ‘Não conhecemos o agente infeccioso. E isto não é uma típica “pneumonia ambulante”, uma vez que este novo surto não é ligeiro. O meio de comunicação estatal Sixth Tone informou que um décimo dos pacientes vem de fora da cidade porque não tem acesso a broncoscopias em sua cidade natal.

“Isso me preocupa”, disse o Dr. Feigl-Ding, já que as broncoscopias geralmente não são necessárias para casos leves da infecção.

A FTV News informou que o Hospital Infantil de Pequim ainda estava superlotado na manhã desta quarta-feira. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Pequim disse que mais de 3.500 casos de “infecção respiratória” foram internados no Hospital Infantil de Pequim no início de outubro, informou a Rádio Free Asia.

Um membro da equipe do departamento de pediatria do Beijing Friendship Hospital disse que há uma espera de 24 horas para que os casos de emergência sejam atendidos.

“Eles ainda estão lidando com ligações que recebemos ontem”, disse o trabalhador. ‘Eles ainda nem começaram as ligações de hoje – há pelo menos 1.000 pessoas esperando na fila à sua frente.

‘As ligações recebidas hoje só serão atendidas amanhã… Recebemos mais de 1.000 ligações por dia.’

De acordo com a estatal Haibao News, o Hospital Infantil do Instituto de Pediatria da Capital tinha tantos pacientes na terça-feira que o ambulatório parou de aceitar novos pacientes à tarde. Naquele momento, 628 pessoas esperavam na fila para consultar um médico no pronto-socorro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

SEINFRA realiza obras de tapa-buracos no Planalto Sambaíba e desobstrução em ruas de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a mais duas obras de reparo com o...

Ex-secretário de Administração do governo Dr. Pessoa terá que devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos

A Segunda Câmara Virtual do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acatou, por unanimidade, o teor de representação...

TRE do Paraná marca para 1º de abril julgamento que pode cassar Sérgio Moro

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março. O...

Quem mudou de lado será julgado pela população, diz Ciro Nogueira sobre ex-aliados

Eleições 2024. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (22), o senador Ciro Nogueira (PP) criticou a adesão de...
spot_img

Marcelo Castro diz que reeleição foi um ‘equívoco’ e defende mandato de 5 anos para o Executivo

Segundo o parlamentar, a expectativa é apresentar ao colégio de líderes as principais mudanças sugeridas ao projeto original da...

Câmara de Jerumenha faz abertura do ano legislativo com aprovação de projetos

Na abertura do ano legislativo, foram aprovados projetos importantes: reajuste salarial para servidores proposto pelo executivo, isenção de taxas...
spot_img

Posts Recomendados