Banho móvel para moradores de rua em Teresina é destaque no Jornal Nacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O serviço “Banho Móvel”, um carro adaptado com chuveiros para oferecer condições de higiene às pessoas em situação de rua, em Teresina/PI, foi destaque no Jornal Nacional nesta quarta-feira (25/12), na Rede Globo.

O JN acompanhou o trabalho de assistência social voltado para a saúde, e também com a auto-estima de pessoas em situação de rua.

Reprodução / Rede Clube

“A pessoa que vive em situação de rua está sujeito a tudo, né? Até ficar sem banho”, conta o artesão Genival José da Silva.

Só que o Genival se surpreendeu quando viu um “banho móvel” no meio da praça da cidade, onde a temperatura chega a 40 graus: “Banho é tudo de bom, né?”.

Reprodução / Rede Clube

O carro do Banho Móvel está equipado com dois chuveiros, kits de higiene e um reservatório que acumula até mil litros de água, o que permite cerca de 20 banhos, com duração de até oito minutos. Inicialmente, o serviço vai funcionar duas vezes na semana, no turno da tarde e em qualquer local que tenha aglomerado de pessoas em situação de rua, como em praças públicas.

Há 30 anos que vive nas ruas de Teresina, Raimundo Nonato da Silva sempre que vê o “banho móvel” nas praças aproveita para se refrescar. “Às vezes a gente está sufocado de calor quando eles aparecem é uma maravilha”, revela.

Reprodução / Rede Clube

Segundo a assistente social Melissa Lima, “muitas pessoas saíram de suas cidades para tentar o emprego aqui em Teresina e acabaram ficando por não conseguirem se realocar no mercado. Então aumentou significativamente, de 30% a 40%, essa população que é atendida por nossa equipe”.

O banho móvel só circula pela cidade dois dias na semana e junto vai um consultório. Uma equipe formada por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social faz vários atendimentos no meio da rua.

Reprodução / Rede Clube

“Não só a questão da dignidade, que a gente sente que é essa questão de devolver a dignidade ao usuário, mas isso facilita nossa abordagem e aproximação do usuário para equipe, tendo em vista que muitos têm receio de se aproximar da equipe por conta de má higiene”, explica Alan Lira, médico do projeto consultório na rua.

Reprodução / Rede Clube

“Isso aí para mim, se tivesse todo dia, seria como um mandado de Deus. E tem um sabãozinho, um negócio cheiroso”, diz um morador de rua.

Reprodução / Rede Clube

Com informações do 180graus

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados