Bebês que nasceram na pandemia têm menos problemas intestinais, aponta estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por terem menos contato com o mundo externo, essas crianças desenvolveram menos doenças e alergias

Estudo publicado na revista Allergy mostrou que bebês que nasceram nos três primeiros meses da pandemia, em comparação aos nascidos no período pré-confinamento, desenvolveram menos problemas intestinais e alergias alimentícias.

A pesquisa foi desenvolvida pela University College Cork, na Irlanda. A hipótese é que o menor contato com o mundo externo e, consequentemente, com menos bactérias que causam doenças, fez com que essas crianças desenvolvessem uma microbiota intestinal melhor do que a dos bebês que nasceram antes da pandemia.

Foto: Freepik

Além disso, os “bebês pandêmicos” tiveram menos infecções causadas por bactérias e, consequentemente, fizeram menor uso de antibióticos. Também foram beneficiados por uma maior duração na amamentação, já que o leite materno é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico nesta fase da vida.

“Um resultado fascinante é que, devido à redução das exposições humanas e à proteção contra infecções, apenas 17% dos bebês necessitaram de antibióticos até um ano, o que se correlacionou com níveis mais altos de bactérias benéficas, como as bifidobacterium.

O estudo forneceu um rico repositório de dados, os quais continuaremos a analisar e investigar no futuro.”, comentou o Professor Liam O’Mahony, Investigador Principal do APC Microbiome Ireland e Professor de Imunologia no University College Cork.

Para o estudo, foram analisados exames de fezes de 351 bebês dos dois grupos e essas crianças serão novamente avaliadas quando completarem cinco anos para continuar a investigação das diferenças do sistema digestório dos bebês nascidos durante a pandemia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados