Bebês que nasceram na pandemia têm menos problemas intestinais, aponta estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por terem menos contato com o mundo externo, essas crianças desenvolveram menos doenças e alergias

Estudo publicado na revista Allergy mostrou que bebês que nasceram nos três primeiros meses da pandemia, em comparação aos nascidos no período pré-confinamento, desenvolveram menos problemas intestinais e alergias alimentícias.

A pesquisa foi desenvolvida pela University College Cork, na Irlanda. A hipótese é que o menor contato com o mundo externo e, consequentemente, com menos bactérias que causam doenças, fez com que essas crianças desenvolvessem uma microbiota intestinal melhor do que a dos bebês que nasceram antes da pandemia.

Foto: Freepik

Além disso, os “bebês pandêmicos” tiveram menos infecções causadas por bactérias e, consequentemente, fizeram menor uso de antibióticos. Também foram beneficiados por uma maior duração na amamentação, já que o leite materno é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico nesta fase da vida.

“Um resultado fascinante é que, devido à redução das exposições humanas e à proteção contra infecções, apenas 17% dos bebês necessitaram de antibióticos até um ano, o que se correlacionou com níveis mais altos de bactérias benéficas, como as bifidobacterium.

O estudo forneceu um rico repositório de dados, os quais continuaremos a analisar e investigar no futuro.”, comentou o Professor Liam O’Mahony, Investigador Principal do APC Microbiome Ireland e Professor de Imunologia no University College Cork.

Para o estudo, foram analisados exames de fezes de 351 bebês dos dois grupos e essas crianças serão novamente avaliadas quando completarem cinco anos para continuar a investigação das diferenças do sistema digestório dos bebês nascidos durante a pandemia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...
spot_img

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...
spot_img

Posts Recomendados