Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento do ciclo de pobreza entre gerações de beneficiários

Programa Bolsa Família alcançou o maior índice de acompanhamento escolar desde a sua retomada em 2023. A taxa chegou a 87,7%, com 15,69 milhões de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos monitorados. As faixas etárias de seis a 15 anos e de quatro a cinco anos também apresentaram desempenho expressivo, com acompanhamentos de 89,9% e 82,7%, respectivamente. Os dados referem-se aos meses de agosto e setembro de 2025.

Foto: Lyon Santos/ MDS

O acompanhamento é feito periodicamente e monitora matrícula e frequência escolar dos estudantes beneficiários. Esse processo, realizado em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Educação (MEC), estados e municípios, orienta ações de busca ativa e contribui para manter crianças e adolescentes na escola.

A condicionalidade é fundamental, como revelou pesquisa da FGV divulgada nesta sexta-feira (5.12), para a superação da pobreza entre as gerações de beneficiários.

A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, explicou que o acompanhamento permite ao Bolsa Família identificar rapidamente possíveis situações de vulnerabilidade. “Essa integração entre as redes e o trabalho conjunto das equipes em estados e municípios são fundamentais para seguirmos avançando no Programa. Isso garante que as famílias tenham acesso a serviços essenciais, como educação de qualidade. Sabemos o quanto a educação é importante para romper o ciclo da pobreza entre gerações”, destacou.

Redução de alunos não localizados

Paralelamente ao recorde no acompanhamento escolar, o MDS registrou que, entre agosto e setembro, o número de alunos classificados como não localizados (NLOC) – estudantes sem registro de matrícula ou frequência no Sistema Presença – caiu para 1,71 milhão, o menor patamar desde o início do novo Programa, representando 9,56% do público elegível. O resultado corresponde a uma redução expressiva de 25,2% em relação ao período anterior (junho e julho).

Eliane Aquino explica que os NLOC são crianças e adolescentes cujas informações escolares não foram registradas pela rede de ensino no Sistema Presença durante o período de acompanhamento. Sem esses dados, não é possível confirmar se o estudante está matriculado e frequentando regularmente a escola.

Nos últimos anos, o número de estudantes nessa situação havia crescido, reflexo de fragilidades acumuladas na gestão anterior, como a desarticulação das redes locais, a interrupção de ações de busca ativa e a queda na integração entre educação, saúde e assistência social.

Desde 2023, esse cenário vem sendo revertido. A queda atual é resultado do aprimoramento da gestão, da retomada da busca ativa, do fortalecimento da rede educacional e da articulação entre diferentes políticas públicas por meio das comissões intersetoriais, além da maior integração entre União, estados e municípios.

Ao longo de 2025, a redução dos NLOC se intensificou. Entre fevereiro e setembro, 2,38 milhões de estudantes deixaram de ser considerados não localizados após terem suas matrículas e frequências registradas corretamente no Sistema Presença. Somente entre agosto e setembro, foram incluídas 577 mil novas informações de alunos que antes estavam sem registro, evidenciando o avanço das ações de busca ativa.

Para sustentar a queda dos NLOC, o MDS enviará, no início de dezembro, mensagens de SMS para famílias com crianças e adolescentes ainda sem registro escolar no Sistema Presença.

“A medida, adotada desde o início do ano, tem ajudado a orientar os responsáveis sobre como proceder junto às escolas. A família deve procurar a unidade onde o aluno realmente estuda, informar que é beneficiária do Bolsa Família e solicitar que a frequência seja registrada no sistema do MEC. A atualização escolar no Cadastro Único é recomendada, mas somente o registro no Sistema Presença retira o estudante da condição de não localizado”, reforçou Eliane.

Busca Ativa Escolar – Funciona por meio de uma metodologia estruturada que envolve a identificação, a localização e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A estratégia utiliza uma plataforma digital e conta com a atuação conjunta de equipes intersetoriais – envolvendo educação, saúde e assistência social – para compreender as causas da exclusão escolar e garantir não apenas o retorno, mas também a permanência desses estudantes na escola.

Condicionalidade

As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo o Bolsa Família. O acompanhamento escolar é uma exigência direta para manter o benefício. Na educação, esse acompanhamento verifica se estudantes de quatro a 17 anos estão matriculados e frequentando regularmente a escola, conforme parâmetros definidos pelo MEC. 

O programa monitora tanto a matrícula quanto as informações registradas pelas escolas no Sistema Presença, o que permite identificar mais rapidamente possíveis vulnerabilidades.

A frequência escolar mensal mínima varia de acordo com a idade:

  • Frequência escolar de 60% para beneficiários de quatro a seis anos incompletos de idade;
  • Frequência escolar de 75% para beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica (ensino fundamental e ensino médio).

Na área da saúde, as crianças menores de sete anos devem cumprir o calendário de vacinação e realizar acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) e as gestantes devem realizar o pré-natal.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Espetáculo da Paixão de Cristo em Floriano pode se tornar manifestação da cultura nacional

Projeto de Lei do deputado federal Dr. Francisco foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A encenação...
spot_img

Posts Recomendados