Entre líderes do G20, Bolsonaro é o único que não se vacinou.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o único líder entre os países do G20 que ainda não se vacinou contra a Covid-19.
O G20 é o grupo das 20 maiores economias do mundo, e a China é o único país que não divulga informações sobre assuntos ligados à saúde de seu líder, o presidente Xi Jinping, o que faz de Bolsonaro o único chefe uma democracia do G20 a publicamente afirmar que não recebeu dose alguma de imunizante contra a doença que já matou mais de 535 mil pessoas no Brasil.
O chefe de Estado do Brasil tem 66 anos e já poderia ter sido vacinado em Brasília, onde reside, no mês de abril de 2021. Nos últimos meses, Bolsonaro deu declarações divergentes sobre sua intenção de receber doses de imunizantes contra a Covid-19. Já disse que não tomaria vacina e depois passou a aventar a possibilidade, mas só depois “que o último brasileiro for vacinado”.
Em junho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que Bolsonaro será vacinado “quando ele assim desejar”.
“O presidente sempre pregou a liberdade das pessoas. Nosso governo é um governo liberal, [defende] o direito à liberdade e o direito às escolhas e, na hora que o presidente se sentir confortável, ele vai tomar a decisão dele”, justificou Queiroga, que é médico e tem se deixado fotografar vacinando outros integrantes do ministeriado de Bolsonaro.
Com informações da CNN