Exército está cadastrando veículos que poderiam passar pelo bloqueio, mas governador do Distrito Federal diz que não irá liberar o acesso.
A poucas horas dos atos de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, o acesso de caminhões na via foi liberado, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN.

Segundo relatos feitos à CNN, o Exército está cadastrando os veículos que poderão passar pelo bloqueio a partir da meia-noite. Ao todo, cerca de 150 caminhões devem ser cadastrados para ter acesso à Esplanada. O veto à entrada desses veículos era uma das medidas de segurança adotadas neste feriado em que será celebrado o Bicentenário da Independência.
A proibição dos veículos foi tratada como prioridade, por exemplo, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) —que, no 7 de Setembro do ano passado, foi alvo das manifestações.
A informação repassada aos organizadores do evento e também aos outros Poderes é a de que o pedido de Bolsonaro foi atendido e autorizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que liberou uma das vias da Esplanada para que os caminhões fiquem estacionados durante o desfile militar.
Procurado, o GDF informou que, até o momento, não há mudança no esquema de segurança. O governador Ibaneis Rocha disse que não liberará o acesso à Esplanada para caminhoneiros. “Não vou acatar. Quem faz a segurança da Esplanada somos nós”, disse.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o planejamento inicial, previsto no Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o dia sete de setembro, está mantido.
A CNN procurou o Palácio do Planalto, que ainda não se manifestou.
Na noite desta segunda-feira (5), as forças de segurança decidiram antecipar o bloqueio da Esplanada, após caminhoneiros tentarem acessar a via.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Thais Arbex e Larissa Rodrigues, da CNN