Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil já tem 5 casos confirmados da nova variante Ômicron e 8 suspeitos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério da Saúde, nesta quinta (2/12), publicou boletim com informações sobre o monitoramento da nova variante da Covid-19 no país.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (2/12), cinco casos da nova variante da Covid-19, Ômicron, e oito ocorrências em investigação. Dos infectados pela nova cepa, três estão em São Paulo e dois em Brasília. Minas Gerais e SP analisam, em seus respectivos estados, um caso suspeito. Já o DF averigua outras seis possíveis contaminações pela mutação recém-detectada.

A pasta federal inaugurou, nesta quinta, uma sala de situação para vigilância e monitoramento da nova variante do coronavírus. Na primeira reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a pregar cautela sobre a nova cepa.

Do total de pacientes confirmados, constam quatro homens e uma mulher. A mulher e dois homens estão em São Paulo. Os demais estão em Brasília. Todos foram vacinados. Entre os oito casos em investigação, há uma mulher não vacinada.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento as evidências científicas sobre a Ômicron apontam para maior transmissibilidade. Ainda não existem dados sobre a agressividade da variante no quadro clínico ou na resposta vacinal.

Veja o boletim sobre a variante Ômicron divulgado nesta quinta-feira (2/12) pela pasta:

Na segunda-feira (29/11), de acordo com a coluna de Igor Gadelha, Queiroga avisou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que foram identificados casos de dois brasileiros infectados pela variante Ômicron do coronavírus.

A Ômicron (B.1.1.529), nova variante do coronavírus detectada inicialmente pela África do Sul, já foi registrada em pelo menos 21 países até o momento. Com medo de a cepa disparar casos de Covid-19 pelo mundo, diversas nações restringiram voos provenientes de parte do continente africano. A variante acionou alerta de preocupação mundial, pois tem 50 mutações, algo nunca visto nas demais cepas identificadas, como a Delta ou a Alfa.

Na terça-feira (30/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter recebido resultados preliminares mostrando que dois brasileiros foram diagnosticados com a variante Ômicron do coronavírus. O Instituto Adolfo Lutz atestou os resultados e confirmou a infecção de ambos.

“Um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo”, registrou a nota da agência.

Depois da confirmação do terceiro paciente infectado com a variante em São Paulo, foi a vez de o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciar a oficialização de dois casos de contaminação pela Ômicron na capital do país.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Georgiano Neto confirma retorno ao PSD para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Por Gleison Fernandes. O deputado estadual Georgiano Neto anunciou que irá retornar ao Partido Social Democrático (PSD) com vistas à...

Metade das obras públicas federais no Piauí estão paralisadas, revela TCU

Governo já gastou R$ 1 bilhão em obras paradas; setor de educação lidera com 200 empreendimentos inacabados. Um levantamento do...

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis e minérios estão entre as exceções Um total de 697 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira...

Café e carne: principais produtos do Brasil serão tarifados pelos EUA

Nova tarifa de 50% dos EUA atinge itens estratégicos da balança comercial brasileira e pode impactar exportações e empregos. Apesar...
spot_img

CCOM, comandada por Marcelo Nolleto, utiliza lei revogada para liberar R$ 100 mil em patrocínio de evento

Nota de empenho emitida pela Comunicação do Governo do Piauí cita a antiga Lei nº 8.666/93, já revogada desde...

Mulher aceita pedido de casamento após 43 tentativas em sete anos

Depois de sete anos insistindo, o tatuador britânico Luke Wintrip, de 36 anos, finalmente ouviu o tão esperado "sim"...
spot_img

Posts Recomendados