Brasil já tem 5 casos confirmados da nova variante Ômicron e 8 suspeitos

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério da Saúde, nesta quinta (2/12), publicou boletim com informações sobre o monitoramento da nova variante da Covid-19 no país.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (2/12), cinco casos da nova variante da Covid-19, Ômicron, e oito ocorrências em investigação. Dos infectados pela nova cepa, três estão em São Paulo e dois em Brasília. Minas Gerais e SP analisam, em seus respectivos estados, um caso suspeito. Já o DF averigua outras seis possíveis contaminações pela mutação recém-detectada.

A pasta federal inaugurou, nesta quinta, uma sala de situação para vigilância e monitoramento da nova variante do coronavírus. Na primeira reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a pregar cautela sobre a nova cepa.

Do total de pacientes confirmados, constam quatro homens e uma mulher. A mulher e dois homens estão em São Paulo. Os demais estão em Brasília. Todos foram vacinados. Entre os oito casos em investigação, há uma mulher não vacinada.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento as evidências científicas sobre a Ômicron apontam para maior transmissibilidade. Ainda não existem dados sobre a agressividade da variante no quadro clínico ou na resposta vacinal.

Veja o boletim sobre a variante Ômicron divulgado nesta quinta-feira (2/12) pela pasta:

Na segunda-feira (29/11), de acordo com a coluna de Igor Gadelha, Queiroga avisou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que foram identificados casos de dois brasileiros infectados pela variante Ômicron do coronavírus.

A Ômicron (B.1.1.529), nova variante do coronavírus detectada inicialmente pela África do Sul, já foi registrada em pelo menos 21 países até o momento. Com medo de a cepa disparar casos de Covid-19 pelo mundo, diversas nações restringiram voos provenientes de parte do continente africano. A variante acionou alerta de preocupação mundial, pois tem 50 mutações, algo nunca visto nas demais cepas identificadas, como a Delta ou a Alfa.

Na terça-feira (30/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter recebido resultados preliminares mostrando que dois brasileiros foram diagnosticados com a variante Ômicron do coronavírus. O Instituto Adolfo Lutz atestou os resultados e confirmou a infecção de ambos.

“Um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo”, registrou a nota da agência.

Depois da confirmação do terceiro paciente infectado com a variante em São Paulo, foi a vez de o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciar a oficialização de dois casos de contaminação pela Ômicron na capital do país.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição contabiliza 134 prefeitos aliados, 57 com o governo W. Dias e 33 indecisos

O grupo de oposição também divulgou uma lista sobre o apoio dos prefeitos para a eleição de outubro desse...

Iniciada em Jerumenha a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

A campanha começou pelo público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente. A vacinação teve início nesta quarta-feira (26), na...

Corpo de criança que se afogou em Uruçuí é achado em Porto Alegre do Piauí após 12 dias de buscas

A criança se afogou e desapareceu no Rio Parnaíba em Uruçuí, na noite do dia 14 de janeiro. O corpo...

Prefeito Mão Santa faz acordo e vai apoiar o petista Rafael Fonteles para governador do Piauí

Em troca, Wellington Dias dará total suporte para eleger a filha do prefeito, Gracinha Moraes Souza. O prefeito da cidade...
spot_img

Rodovia que liga Marcos Parente a Landri Sales ganha asfalto novo

O Governo do Estado implanta asfalto novo em trecho de 6 km da PI-219, no Território Tabuleiros do Alto...

Papa Francisco pede que pais ‘não condenem’ filhos homossexuais

Pontífice disse para genitores 'acompanharem' sempre filhos. "Penso nesse momento em todas pessoas que ficam cansadas do peso da vida...
spot_img

Posts Recomendados