Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil substitui vacina em gotas contra poliomielite por dose injetável a partir desta segunda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Brasil segue uma tendência mundial ao interromper o uso da vacina de gotinha. A partir de agora, crianças menores de cinco anos receberão as três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e mais uma dose de reforço aos 15 meses. Ministério da Saúde reforça que Zé Gotinha continuará atuando em prol da vacinação.

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço da VOPb (vacina oral poliomielite bivalente) por uma dose de vacina injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a VIP.

Ian Hooton via Science Photo Library/Getty Images

No esquema atual, a criança recebe três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Veja como fica o novo esquema (todas as doses com a vacina injetável):

  • Primeira dose aos 2 meses;
  • Segunda dose aos 4 meses;
  • Terceira dose aos 6 meses;
  • Reforço aos 15 meses.

Importante: O Ministério da Saúde reforça que o Zé Gotinha continuará atuando em prol da vacinação.

A substituição segue uma tendência mundial e foi amplamente discutida na Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com a participação dos representantes da Sociedade Científica, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que a vacina em gotinhas foi muito importante para a imunização no país — o Brasil está há 34 anos sem a doença.

“A vacina oral era excretada nas fezes de quem recebia o imunizante. E quando a gente vacinava milhares de crianças, esse vírus era eliminado na comunidade e acabavam imunizando indiretamente mesmo aqueles que não apareciam nas campanhas. A vacina oral atingia vacinados e não vacinados, levando a uma ampla vacinação”, explica o infectologista e pediatra.

Hoje, isso não faz muito sentido. O vírus selvagem é encontrado em apenas no Afeganistão e no Paquistão. Além disso, mesmo que muito raro, o vírus vacinal que fica circulando no ambiente pode sofrer uma mutação e reverter sua atenuação.

“Ele pode se tornar virulento e causar paralisia em quem não foi vacinado. Hoje se tem mais casos de paralisia derivados desse vírus vacinal do que pelo próprio vírus selvagem que já eliminamos praticamente do planeta, restrito hoje a dois países”, completa Kfouri.

Kfouri lembra que a vacina é segura e que já faz parte do calendário de imunizações. “Não há mudanças no esquema de prevenção. As crianças precisam ser vacinadas. A paralisia só ocorre em quem não tem vacina“.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Parnaíba, Julio Cesar recebe apoio de 12 vereadores e reforça pré-candidatura ao Senado

O parlamentar segue ampliando a sua base de apoio em todo o estado. O deputado federal Julio Cesar (PSD), pré-candidato...

Abertura do Guadalupe Junina atrai grande público e destaca cultura local com 12 apresentações

Por Gleison Fernandes. O Guadalupe Junina 2025 começou na noite desta quinta-feira, 10 de julho, e já no primeiro dia...

Senadora Jussara Lima destaca a relevância do Programa Acredita do ministério de Wellington Dias

A parlamentar ressaltou a autonomia financeira das mulheres, vítimas de violência, apoiadas pelo programa do governo federal. Na quarta-feira, 09,...

Senador Ciro Nogueira ataca Lula e defende as “Tarifas Bolsonaro” e ataques do presidente americano ao Brasil

Senador pelo Progressistas preferiu atacar Lula e defender interesses dos EUA a proteger a economia brasileira do tarifaço que...
spot_img

Piauí conquista 1º Lugar em agilidade para abertura de empresas no Brasil

O estado, que já é campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, agora...

Análise mostra que a maioria condena o aumento de tarifas proposto por Trump e critica a atuação da família Bolsonaro nas redes sociais

Especialista em monitoramento de redes analisou mais de 35 mil comentários em perfis de veículos de comunicação nas redes...
spot_img

Posts Recomendados