Brasil tem 869 mortos e 33.281 infectados por Covid-19 em 24 horas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério da Saúde registrou nesta quarta-feira (22) mais 869 mortes e 33.281 casos de pessoas infectadas pela Covid-19. Ao todo, o país soma 138.977 mortos e 4.624.885 diagnósticos da doença causada pelo novo coronavírus.

O boletim da pasta inclui as confirmações desde a tarde do dia anterior, independentemente de quando os exames tenham sido feitos. Há análises que demoram dias para serem concluídas.

Imagem – Reprodução

Vacina

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta que estudos clínicos comprovam a segurança da Coronavac, vacina chinesa contra Covid-19 desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria afirmou que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários testados na China não apresentaram nenhum sintoma adverso em relação à vacina Coronavac.

“Os resultados dos estudos clínicos realizados na China mostraram baixo índice, de apenas 5,3%, de efeitos adversos e de baixa gravidade – a maioria apresentou apenas dor no local da aplicação da vacina”, disse Doria, ressaltando ser comum esse tipo de reação.

“Resultados comprovam que a Coronavac tem excelente perfil de segurança e comprovam também a manifestação feita pela OMS há duas semanas indicando a Coronavac como uma das oito mais promissoras vacinas em desenvolvimento em seu estágio final em todo o mundo”, completou o governador.

Destes que apresentaram efeitos adversos, 3,08% relataram dores no local da aplicação da vacina, 1,53% sentiram fadiga e apenas 0,21% tiveram febre como efeito colateral. O governo afirmou também que 7das 50.027 pessoas vacinadas na China apresentaram efeitos considerados mais graves, como perda de apetite, dor de cabeça e febra acima de 38,5 ºC.

Doria afirmou que os estudos chineses demonstraram que a Coronavac apresentou 98% de eficiência na imunização das pessoas testadas no país asiático e voltou a dizer que o primeiro lote da vacina, com 5 milhões de doses, será recebido no Instituto Butantan já em outubro.

Na mesma entrevista, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo de São Paulo já obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar de 9 mil para 13 mil os voluntários testados nas fases subsequentes do programa, em que devem ser incluídos também crianças e idosos.

“Recentemente foram aprovados os estudos de fase 1 e 2 em crianças na China, que devem começar brevemente. Na fase 1 serão testadas 72 crianças. Na fase 2 serão mais 480 voluntárias”, completou Covas.

Vacinação até o fim de fevereiro

Doria também voltou a prometer que até o final de fevereiro o governo de São Paulo receberá 60 milhões de doses da vacina, o que ele disse ser suficiente para imunizar toda a população de São Paulo.

“Deveremos, por óbvio, aguardar a finalização da terceira e última fase de testagem e seus resultados e a aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Mas já em dezembro, na segunda quinzena, poderemos iniciar a imunização de acordo com critérios de vacinação adotados pela secretaria da Saúde do estado de São Paulo e dentro do protocolo do Ministério da Saúde”, disse o governador.

O governador destacou que médicos e paramédicos serão os primeiros a receber o imunizante e disse que o estado já fez tratativas com o Ministério da Saúde para a compra de mais doses para distribuição em todo o país.

“Já fizemos negociações com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que o Ministério da Saúde possa comprar mais 40 milhões de doses desta vacina para permitir a vacinação de brasileiros de outros estados do país.”

Por meio de um intérprete, o representante da Sinovac para a América do Sul, Xing Han, afirmou que a empresa está satisfeita com a cooperação com o Instituto Butantan para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

“Estamos confiantes que a vacina Coronavac, tanto para segurança quanto para eficiência, vai ser bem testada e teremos resultados para a fase 3 em um ou dois meses”, disse Han.

“Em Pequim, trabalhamos duro e conseguimos em cinco meses construir uma fábrica nova somente para a Coronavac. Nossa equipe vai trabalhar dia e noite para garantir o fornecimento desses 46 milhões de doses e até fevereiro chegar a 60 milhões de doses para São Paulo”, completou.

(Com Murillo Ferrari e Henrique Andrade)

Sinara Peixoto, da CNN em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com superlotação de animais, Apipa faz apelo por doações em Teresina; saiba como ajudar

Abrigo realiza uma campanha de doação para conseguir arrecadar recursos. Mais de 300 animais correm risco de ficar sem alimento...

Para fugir de processo por crime ambiental, 9 prefeituras do Piauí assinam acordo para fechar lixões em 60 dias

Gestores de nove municípios assinaram acordos com o Ministério Público do Piauí (MPPI) para fecharem os lixões e promoverem...

Lula diz que ‘é grave’ barrar candidatura de oposição a Maduro na Venezuela

O presidente afirmou, ainda, que o Brasil acompanhará o processo eleitoral venezuelano de perto. Na quarta-feira (27), o presidente Luiz...

Presídios do Piauí são alvos de operação durante a Semana Santa

A ação teve início pela Cadeia Pública de Altos e seguirá até o próximo domingo. As 17 unidades prisionais distribuídas...
spot_img

Programar eventos nos grupos, é a grande novidade no WhatsApp

WhatsApp transforma a organização de eventos em grupos com novo recurso de agendamento. Planeje com facilidade! O universo do WhatsApp...

PM lança Operação Semana Santa Segura em todo o Piauí, com o reforço de cerca de 2 mil policiais

Cerca de 2 mil policiais militares e mais de 500 viaturas atuarão diretamente na operação. A Polícia Militar do Piauí...
spot_img

Posts Recomendados