Campanha coleta DNA de familiares para identificar desaparecidos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí participa da 3ª Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que segue até o dia 15 de agosto. A ação tem como objetivo facilitar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da análise de material genético fornecido por parentes próximos.

Foto: Maicon J. Gomes

No estado, a coleta está sendo realizada pela Polícia Científica, por meio do Instituto de DNA Forense. Familiares interessados devem apresentar um documento de identidade e os dados do boletim de ocorrência do desaparecimento (número, estado e delegacia onde foi registrado).

Segundo Fausto Furtunato, coordenador administrativo do Instituto de DNA Forense do Piauí, o procedimento é simples e recomendado para parentes de primeiro grau — como pais, mães, filhos e irmãos. A coleta é feita a partir da saliva.

“A gente aguarda, de forma voluntária, todos os familiares que possam procurar os postos da Polícia Científica. No Piauí, temos unidades em Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente, Uruçuí e também na capital, onde funciona o Instituto de Medicina Legal e o Instituto de DNA Forense”, explica Furtunato.

Além do material biológico dos familiares, itens pessoais da pessoa desaparecida, como escova de dentes ou dentes de leite, lâmina de barbear também podem ser úteis para a identificação.

O DNA coletado será utilizado exclusivamente para fins de localização e identificação de pessoas desaparecidas. Caso haja correspondência genética, um laudo oficial será emitido e encaminhado à delegacia responsável pela investigação, que ficará encarregada de informar os familiares.

Fausto Furtunato reforça a importância da adesão à campanha.

“A gente espera fomentar os bancos estaduais e o banco nacional de perfil genético no Brasil. Então quanto mais perfis genéticos de familiares tivermos cadastrados, maiores são as chances de promover reencontros com entes queridos ou, ao menos, dar um desfecho digno a esses casos”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Posts Recomendados