Dois dos principais candidatos ao governo nas eleições deste ano, Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil) acumulam quase R$ 500 mil em gastos com o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais em pouco mais de um mês de campanha eleitoral.
De acordo com as informações disponíveis na plataforma de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o começo da tarde desta segunda-feira (19), a campanha de Sílvio Mendes havia destinado R$ 300 mil com o impulsionamento de conteúdo na internet.
O valor destinado pelo candidato do União Brasil a essa modalidade de campanha corresponde a cerca de 7,7% dos mais de R$ 3,8 milhões em despesas contratadas até aqui, atrás apenas dos gastos com serviços terceirizados, material impresso, produção de programas eleitorais e pesquisas.
Semelhante ao adversário, Rafael Fonteles também tem investido para ampliar seu alcance na internet. Dos R$ 5,2 milhões em despesas contratadas pela campanha do petista, R$ 190 foram gastos com impulsionamento de conteúdo. O montante corresponde a 3,6% do total de serviços contratados.
Conforme a legislação eleitoral, é vedado o anonimato nas publicações, que devem trazer o CNPJ do partido ou candidato ou o CPF do responsável financeiro da campanha, e serem identificadas como propaganda eleitoral. Além disso, é proibido ainda o disparo em massa de conteúdo por meio eletrônico.
Os demais candidatos que disputam o cargo de governador ou não contrataram o serviço de impulsionamento ou não informaram o TSE sobre a despesa. Segundo o calendário eleitoral, a divulgação das prestações de contas parciais de campanha na internet deveria ter sido realizada até a última quinta-feira (15).
Do Cidadeverde.com