Cidades Carteira do idoso tem validade prorrogada até julho de...

Carteira do idoso tem validade prorrogada até julho de 2021

-

O documento serve para garantir acesso a vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em passagens interestaduais. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O governo publicou hoje (29) uma resolução no Diário Oficial da União (DOU) que prorroga a validade das carteiras do idoso já impressas até julho de 2021. A norma também altera os procedimentos para novas emissões. O documento serve para garantir acesso a vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em passagens interestaduais.

Tem direito ao benefício todo cidadão com mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) estabelece que, para esses idosos de baixa renda, sejam reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais. Para além dessas vagas, é aplicado o desconto. A regra serve para ônibus, barco e trem (avião não está incluso).

Quem pode comprovar renda não precisa emitir a carteira do idoso para usufruir do benefício, basta apresentar o documento de comprovação, como um contracheque ou carnê da Previdência, e um documento oficial com foto diretamente nos guichês de emissão de passagem. A solicitação deve ser feita até três horas antes da viagem.

Já aqueles que não têm como comprovar renda precisam emitir a carteira do idoso. O serviço deve ser oferecido pelas secretarias de assistência social dos municípios e do Distrito Federal. Além disso, o governo criou uma página na internet para o cidadão que queira solicitar diretamente o documento, em formato virtual ou impresso.

Para acessar a ferramenta, utiliza-se o login único de serviços digitais do governo federal. Um dos pré-requisitos para a emissão da carteira do idoso é estar credenciado no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Quem já possui a carteira do idoso impressa pela secretaria local não precisa solicitar uma nova até o documento expirar.

Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Decreto de Wellington Dias é prorrogado até 15 de março e toque de recolher será a partir das 22 horas

No final de semana, permanece como o decreto vigente, com os lockdowns parciais, em funcionamento apenas os serviços essenciais. O...

Familiares e amigos realizam Campanha Solidária em prol do tratamento de saúde de Teresa Pereira de Andrade

A senhora Teresa Pereira de Andrade, de 75 anos, é moradora do Bairro Bela Vista no município de Guadalupe....

Lumena é eliminada no quinto paredão do BBB21 com 61,31% dos votos

A participante ficou marcada pelas frases de efeito envolvendo palavras difíceis. Lumena Aleluia foi a quinta eliminada do BBB 21...

Asteroide que passará pela Terra atende requisitos para ser ‘potencialmente perigoso’

Como se não houvesse problemas suficientes, a Terra está na mira de outro asteroide. Explicamos, o FO32, considerado o maior...

Georgiano Neto propõe a criação do Programa Primeira Empresa no Piauí

De acordo com o deputado, o programa já foi criado em vários estados com impactos positivos para a sociedade. Foi...

Brasil registra 1.726 mortes pela covid em 24h e volta a bater recorde diário

País contabilizou 10.647.845 casos e 257.562 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de...

Posts Recomendados