CidadesCarteira do idoso tem validade prorrogada até julho de...

Carteira do idoso tem validade prorrogada até julho de 2021

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O documento serve para garantir acesso a vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em passagens interestaduais. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O governo publicou hoje (29) uma resolução no Diário Oficial da União (DOU) que prorroga a validade das carteiras do idoso já impressas até julho de 2021. A norma também altera os procedimentos para novas emissões. O documento serve para garantir acesso a vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em passagens interestaduais.

Tem direito ao benefício todo cidadão com mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) estabelece que, para esses idosos de baixa renda, sejam reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais. Para além dessas vagas, é aplicado o desconto. A regra serve para ônibus, barco e trem (avião não está incluso).

Quem pode comprovar renda não precisa emitir a carteira do idoso para usufruir do benefício, basta apresentar o documento de comprovação, como um contracheque ou carnê da Previdência, e um documento oficial com foto diretamente nos guichês de emissão de passagem. A solicitação deve ser feita até três horas antes da viagem.

Já aqueles que não têm como comprovar renda precisam emitir a carteira do idoso. O serviço deve ser oferecido pelas secretarias de assistência social dos municípios e do Distrito Federal. Além disso, o governo criou uma página na internet para o cidadão que queira solicitar diretamente o documento, em formato virtual ou impresso.

Para acessar a ferramenta, utiliza-se o login único de serviços digitais do governo federal. Um dos pré-requisitos para a emissão da carteira do idoso é estar credenciado no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Quem já possui a carteira do idoso impressa pela secretaria local não precisa solicitar uma nova até o documento expirar.

Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretária de Educação de Guadalupe anuncia na Rádio Cidade Luz o retorno das aulas presenciais para outubro

Lorena Rocha Antunes estava acompanhada da supervisora de ensino, Silvia Trajano, onde trataram dos avanços da educação em 2021,...

Anote estas 10 dicas para cuidar bem do seu smartphone

Usar capa e película e ter cuidado com os acessórios é essencial. Saiba também como bloquear o aparelho em...

Pabllo Vittar lidera em troféus do MTV Miaw 2021

Vittar e Luísa Sonza lideravam o Miaw com nove indicações cada uma. A cantora Pabllo Vittar foi a grande vencedora...

SUTRAN suspende interdição na Beira-Rio em Floriano para prática de esportes até a conclusão de obras

A Superintendência de Trânsito de Floriano, SUTRAN, e a empresa responsável pelas obras nas imediações da avenida Beira-Rio, decidiram...
spot_img

‘Não seja um Jair Bolsonaro’, diz prefeito de Nova York ao pedir vacinação

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez uma publicação na quinta-feira em suas redes sociais pedindo para...

Wellington Dias afirma que vai respeitar decisão de quem quiser deixar a base governista

"Eu sempre fui e sou um apaixonado pela democracia, respeitador das decisões partidárias", afirmou. O governador Wellington Dias falou, nesta...
spot_img

Posts Recomendados