Casais agora podem se divorciar sem separação judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O novo entendimento do STF tem repercussão geral, ou seja, a partir de agora, as outras instâncias judiciais julgarão casos semelhantes com base nessa decisão da Suprema Corte.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, durante julgamento na tarde desta quarta-feira (08), que a separação judicial não é mais uma exigência para que casais possam se divorciar, baseando-se na Emenda Constitucional (EC) nº 66/2010. Antes dessa mudança constitucional, a previsão da Constituição era de que um divórcio só podia ser efetuado após uma separação judicial de ao menos um ano ou a comprovação de uma separação de fato por mais de dois anos.

Foto: Reprodução/Freepik

O ministro Luiz Fux foi o relator e em seu voto ele entendeu que, se o casal desejar, o divórcio pode, sim, acontecer diretamente. Acompanharam o voto de Fux, os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Ponto de divergência

Um ponto em específico, no entanto, provocou divergência entre alguns ministros: a permanência da possibilidade da separação judicial ou não. Mendonça, Kassio e Moraes entendem que, apesar de não ser mais uma exigência para o divórcio, a separação judicial deve permanecer como uma possibilidade, para aqueles que assim quiserem.

Os demais ministros votaram por invalidar as normas sobre a separação judicial, seguindo o voto de Fux. Ao ler o seu voto, o ministro Luiz Fux defendeu que a regra aprovada no Congresso em 2010 não precisava de regulamentação para ter efetividade e que a alteração na Constituição buscou simplificar o rompimento do vínculo com a eliminação de condicionantes.

Repercussão geral

O novo entendimento do STF tem repercussão geral, ou seja, a partir de agora, as outras instâncias judiciais julgarão casos semelhantes com base nessa decisão da Suprema Corte.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados