Casos de incêndio assustam moradores de Teresina e Corpo de Bombeiros orienta população.
Na última semana de julho foram registrados pelo menos três grandes incêndios em Teresina, os casos têm assustado a população da capital. Os registros, em diferentes zonas da cidade, chamam atenção por acontecerem num curto intervalo de tempo, meses antes do B-R-O-Bró, período do ano que costuma registrar as maiores temperaturas.
Entre os casos que aconteceram nos últimos dias está o incêndio de um trailer de lanches que pegou fogo e explodiu próximo à Praça dos Correios, o caso aconteceu no dia 30 de julho de 2024. Uma pessoa ficou ferida.
Alguns dias antes, em 28 de julho de 2024, um ônibus de turismo e outros cinco veículos pegaram fogo no pátio de um posto de combustíveis na BR-343, em frente a um shopping, na zona Sudeste de Teresina.
Um ônibus de turismo e outros cinco veículos pegaram fogo no pátio de um posto de combustíveis na BR-343, em frente a um shopping, na zona Sudeste de Teresina, o incêndio aconteceu em 26 de julho de 2024.
Além dos casos mencionados, episódios de incêndios em carros também foram registrados na capital. Em entrevista à TV Clube, a relações-públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Najra Nunes, explica que a ocorrência desses incêndios tem relação com as temperaturas registradas na capital.
“São casos que assustam a população, mas temos que lembrar que por conta das altas temperaturas registradas nesse período nós temos que ter um cuidado redobrado.”
A tenente-coronel dá orientações que podem ajudar a diminuir os riscos de incêndios.
É muito importante ter atenção com materiais inflamáveis deixados dentro de veículos, o gás de cozinha deve ficar com o registro desligado quando não está sendo utilizado, verificar se toda instalação está correta com mangueiras e registros autorizados pelo Inmetro, além da atenção com os prazos de validade. Tudo isso pode evitar a ocorrência desses acidentes.
Uso de extintores de incêndio em carros
Uma das formas de controlar os incêndios registrados na capital foi o uso de extintores de incêndio, contudo esses itens não são mais obrigatórios nos carros.
Desde outubro de 2015, o extintor de incêndio passou a ser equipamento facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Por causa da decisão, a grande maioria dos carros de passeio hoje é comercializada sem o equipamento, o que não impede a compra e instalação.
Os motoristas que optarem por ter um extintor no interior de seus veículos devem seguir as normas ditadas pela resolução n°919 de 28 de março de 2022 do Contran, que passou a vigorar em 1° de abril de 2022.
As informações são do Clube News