Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Cavalos se assustam com fogos de artifícios em shows da Expoapi, fogem e são atropelados na BR 343

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cavalos se assustaram com a queima de fogos de artifício no evento e fugiram para a rodovia.

Vários cavalos que estavam na 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) ficaram feridos e alguns até morreram na noite desta quarta-feira (8), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, após a queima de fogos de artifícios no local. Os animais se assustaram com as fogos e saíram correndo para a BR-343, onde acabaram provocando vários acidentes de trânsito e foram atropelados.

No dia 1º de dezembro de 2021, o governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 7.643, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. A lei no entanto foi desobedecida durante o evento Expoapi, que é uma realização do próprio Governo do Estado. 

Em grupos de whatsapp, circulam informações de que uma pessoa estaria internada em estado grave após um desses acidentes, mas o portal ainda não conseguiu confirmar a informação.

A Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, APCZ – Associação Piauiense de Criadores de Zebu e a Associação de Vaquejada do Piauí – organizadores da Expoapi – informaram, por meio de nota, que “a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343”.

Os organizadores da Expoapi afirmam ainda que o evento é realizado “em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí”, diz a nota.

Os acidentes ocorrem exatamente uma semana depois que o governador Wellington Dias (PT) sancionou a Lei 7.643 que “proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. Ficaram permitidos fogos que não fazem barulho e possuem apenas o efeito visual”.

“Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade”, diz ainda a nota dos organizadores.

Confira abaixo a nota dos organizadores na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ – ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,
SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO
APCZ – ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU
ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Acredito na inocência de Cristina’, diz Lula após visitar ex-presidente argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar na inocência da ex-presidente argentina Cristina Kirchner nesta quinta-feira (3),...

Jesse James cobra melhorias no abastecimento de água em Guadalupe durante encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou nesta quinta-feira (3), em Teresina, de...

​Pessoas com deficiência causada por Zika vírus poderão receber indenização de R$ 50 mil

A lei também prevê pensão mensal vitalícia no valor R$ 8.157,41. Governo brasileiro poderá pagar indenização por dano moral no...

Duas clínicas de estética de Teresina são interditadas por reutilização de seringas e outras irregularidades

Ao todo, 20 estabelecimentos foram inspecionados nas zonas Leste e Sul da capital. Duas clínicas de estética localizadas em Teresina...
spot_img

Piauí tem 35 barragens com riscos de segurança, aponta Agência Nacional de Águas

Destas, cinco são prioritárias para gestão de segurança e quatro apresentam alto risco de dano humano ou estrutural. Pelo menos...

Florinda Meza é acusada de agressões físicas e psicológicas contra Roberto Bolaños

Atriz teria apagado cigarros no corpo do marido como forma de punição, diz documentário. Depoimentos apresentados na série “Chespirito: Sem...
spot_img

Posts Recomendados