Chesf realiza mais um simulado de mesa em Guadalupe com nova etapa do plano de segurança da Barragem de Boa Esperança

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Prefeitura de Guadalupe, as Defesas Civis municipal e estadual, e com o suporte de membros da empresa, promoveu, na tarde desta quarta-feira, 15 de outubro, um novo Simulado de Mesa no auditório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. Essa ação é parte integrante do Plano de Contingência (Plancon) da empresa.

O evento teve como foco a segurança de barragens e a integração dos procedimentos internos da usina com os órgãos de proteção, visando aprimorar a prontidão e a eficácia em situações emergenciais.

A metodologia utilizada, conhecida como Tabletop Exercise (Simulado de Mesa), foi empregada para capacitar os gestores de risco do Plano de Ação de Emergência, permitindo uma avaliação detalhada do planejamento estratégico e dos procedimentos operacionais em casos de emergência.

Durante a simulação, foram analisados o funcionamento do sistema de resposta da empresa e a eficácia dos procedimentos delineados no PAE, bem como a integração dessas respostas com o Plano de Contingência Municipal, para cenários hipotéticos de rompimento de barragem.

O exercício proporcionou uma nova oportunidade para identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais, garantindo maior eficácia e prontidão das autoridades e equipes em casos de eventos reais.

Diversas autoridades representando o município de Guadalupe estiveram presentes: o prefeito Jesse James, a vice-prefeita Hélvia Almeida, a secretária da Defesa Civil do Município, Dayana Costa, o vereador Naum Passos, além de membros do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Em entrevista ao jornalista Gleison Fernandes, do Portal Cidade Luz, os responsáveis pela elaboração e execução do plano na barragem destacaram que todas as ações estão em conformidade com a legislação federal e que os simulados visam, principalmente, a segurança da população, mesmo considerando que a barragem não apresenta riscos de rompimento.

O prefeito Jesse James também falou com nossa equipe e avaliou a ação de forma positiva, destacando que o trabalho de prevenção e o repasse de informações confiáveis são de suma importância. “Os trabalhos continuam com palestras em escolas e tirando dúvidas da população”, concluiu o gestor.

Confira as imagens

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...

Flávio Dino proíbe pagamento de emendas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem que estão fora do Brasil

Para o ministro, a ida dos deputados para os EUA e o abandono da função parlamentar configuram 'afronta' Os dois...
spot_img

Posts Recomendados