China se torna 3º país a trazer rochas lunares para a Terra. O 1º desde 1976

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17), no horário de Pequim, a missão não tripulada Chang’e-5 do país voltou à Terra carregando amostras do solo lunar, segundo informações da mídia estatal chinesa Xinhua.

Assim, a China se tornou o terceiro país do mundo a coletar rochas da lua com sucesso.

ADMINISTRATION/EPA/LUSA

As amostras foram recuperadas de uma área da lua anteriormente não visitada e também são as primeiras amostras a serem coletadas por qualquer país desde 1976.

A cápsula de retorno pousou em Siziwang Banner, que fica ao norte da Região Autônoma da Mongólia Interior da China, pouco antes das 2h da quinta-feira, horário de Pequim, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

A sonda, em homenagem à antiga deusa chinesa da lua, decolou pela primeira vez o local de lançamento da nave espacial Wenchang em Hainan em 24 de novembro.

As amostras dessa região podem ajudar os cientistas a entender mais sobre as origens e fundações da lua – e definir as bases para missões de recuperação de amostras mais complexas no futuro, potencialmente em outros planetas.

Depois que a cápsula retornada pousar de volta à Terra, ela será transportada por avião para Pequim, onde a cápsula será aberta e as amostras estarão prontas para análise e estudo, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. A China também disponibilizará algumas das amostras para cientistas de outros países, disse Pei Zhaoyu, vice-diretor do CNSA.

Cientistas chineses já estão traçando planos para uma futura exploração lunar, disse Pei – incluindo um projeto para construir uma estação de pesquisa científica na lua.

“Esperamos cooperar com outros países para construir a estação lunar de pesquisa científica internacional, que poderia fornecer uma plataforma compartilhada para a exploração científica lunar e experimentos tecnológicos”, disse Pei, de acordo com a Xinhua.

A conquista da China segue os Estados Unidos e a União Soviética, que coletaram amostras lunares décadas atrás.

No programa Apollo, que primeiro colocou os homens na Lua, os Estados Unidos pousaram 12 astronautas em seis voos de 1969 a 1972, trazendo de volta 382 kg (842 libras) de rochas e solo.

A União Soviética implantou três missões de retorno de amostras robóticas bem-sucedidas na década de 1970. O último, o Luna 24, recuperou 170,1 gramas (6 onças) de amostras em 1976 do Mare Crisium, ou “Mar das Crises”.

Por Jennifer Hauser e Zamira Rahim, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano recebe, pela 4ª vez, o ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico

A secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, ressaltou que o selo comprova o compromisso da gestão do prefeito Antônio...

Guadalupe conquista pela quarta vez o Certificado do Selo “A” Ambiental, cumprindo oito critérios

A prefeita Neidinha Lima, em declaração ao Portal Cidade Luz, expressou sua satisfação com a recente conquista do município...

Agricultores vão receber Garantia Safra; veja cidades no Piauí

Pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício. A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) confirmou o pagamento...

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional

O parlamentar vai substituir o deputado federal Flávio Nogueira. O deputado federal Florentino Neto (PT-PI) foi eleito o novo coordenador...
spot_img

Rafael Fonteles lança a primeira conferência internacional do Brasil sobre energias renováveis

Conferência será realizada no período de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções de Teresina. O governador Rafael...

“Alexandre de Moraes interferiu nas eleições no Brasil”, denuncia Elon Musk

Dono da rede social X faz grave denúncia e coloca em xeque as eleições 2022. O empresário Elon Musk fez...
spot_img

Posts Recomendados