Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Presidente do Uruguai fecha fronteiras do país para conter a Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Uruguai decidiu, nesta quarta-feira (16), fechar as fronteiras do país e limitar as reuniões a fim de conter o “crescimento exponencial” dos casos de Covid-19.

O presidente Luis Lacalle Pou anunciou que enviará nas próximas horas um projeto de lei ao Congresso que trará detalhes sobre o tamanho aceito para reuniões entre pessoas no fim do ano.

Presidente Luis Lacalle Pou

O fechamento das fronteiras foi anunciado para ocorrer entre 21 de dezembro e 10 de janeiro, exceto para o transporte de cargas e para quem já tem alguma passagem comprada até esta quarta.

O governo havia planejado fazer esses anúncios na sexta-feira, mas a aceleração das infecções, com um pico de 536 casos no domingo, fez adiantar a reunião do Conselho de Ministros em dois dias.

“Não podemos comprometer o que foi alcançado”, disse Rafael Radi, coordenador do Grupo de Assessoria Científica Honorária do Governo (GACH), que garantiu que a região mais comprometida do país é a capital e a região metropolitana, onde já existe uma “circulação comunitária” do vírus.

Na quarta-feira, o país sul-americano registrou 476 novos casos, quatro mortes e, pela primeira vez desde o início da pandemia, o vírus atingiu todos os departamentos. Desde 13 de março, o Uruguai registrou 10.893 casos positivos e 102 mortes.

A propagação do contágio pelo território levou também o governo a tentar reduzir a mobilidade das pessoas no interior para as férias de verão, para o que limitou a capacidade de transporte em 50% da sua capacidade até 10 de janeiro.

Fernando Paganini, um dos cientistas do GACH, disse em entrevista coletiva que há um “crescimento exponencial” de casos e que a projeção da tendência atual mostra que o Uruguai chegará a 1.200 casos por dia até o final do ano, o que põe em risco a resposta do sistema de saúde.

Com essa quantidade de infecções, a ocupação de leitos de terapia intensiva chegaria a 120, número inédito até agora.

Da Reuters

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...
spot_img

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...

No Piauí, B-R-O Bró chega mais cedo com temperaturas elevadas, baixa umidade e riscos de incêndios

Piauí enfrenta calor antecipado com risco elevado de incêndios e impactos para a saúde As previsões meteorológicas indicam que o Piauí poderá...
spot_img

Posts Recomendados