Cidades Presidente do Uruguai fecha fronteiras do país para...

Presidente do Uruguai fecha fronteiras do país para conter a Covid-19

-

O governo do Uruguai decidiu, nesta quarta-feira (16), fechar as fronteiras do país e limitar as reuniões a fim de conter o “crescimento exponencial” dos casos de Covid-19.

O presidente Luis Lacalle Pou anunciou que enviará nas próximas horas um projeto de lei ao Congresso que trará detalhes sobre o tamanho aceito para reuniões entre pessoas no fim do ano.

Presidente Luis Lacalle Pou

O fechamento das fronteiras foi anunciado para ocorrer entre 21 de dezembro e 10 de janeiro, exceto para o transporte de cargas e para quem já tem alguma passagem comprada até esta quarta.

O governo havia planejado fazer esses anúncios na sexta-feira, mas a aceleração das infecções, com um pico de 536 casos no domingo, fez adiantar a reunião do Conselho de Ministros em dois dias.

“Não podemos comprometer o que foi alcançado”, disse Rafael Radi, coordenador do Grupo de Assessoria Científica Honorária do Governo (GACH), que garantiu que a região mais comprometida do país é a capital e a região metropolitana, onde já existe uma “circulação comunitária” do vírus.

Na quarta-feira, o país sul-americano registrou 476 novos casos, quatro mortes e, pela primeira vez desde o início da pandemia, o vírus atingiu todos os departamentos. Desde 13 de março, o Uruguai registrou 10.893 casos positivos e 102 mortes.

A propagação do contágio pelo território levou também o governo a tentar reduzir a mobilidade das pessoas no interior para as férias de verão, para o que limitou a capacidade de transporte em 50% da sua capacidade até 10 de janeiro.

Fernando Paganini, um dos cientistas do GACH, disse em entrevista coletiva que há um “crescimento exponencial” de casos e que a projeção da tendência atual mostra que o Uruguai chegará a 1.200 casos por dia até o final do ano, o que põe em risco a resposta do sistema de saúde.

Com essa quantidade de infecções, a ocupação de leitos de terapia intensiva chegaria a 120, número inédito até agora.

Da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí recebe 24 mil doses da AstraZeneca e inicia nova fase de distribuição

Na tarde deste domingo (24), o Piauí recebeu 24 mil doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca. As vacinas...

Novo julgamento de impeachment de Donald Trump agrava discórdia entre republicanos

O segundo julgamento de impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sob a acusação de incitar a invasão...

Em Guadalupe, o comércio abrirá normalmente nesta semana, mas há restrições de 29 a 31 de janeiro

O Portal Cidade Luz entrou em contato com a prefeita Neidinha Lima e com a assessoria jurídica do município,...

Casos de Covid-19 em Guadalupe diminui, nas últimas 24h foram registrados apenas dois, um na Cruzeta e outro na Vila Boa Esperança

Boletim divulgado neste domingo (24), pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que os casos confirmados somam 485, os recuperados...

Acidente aéreo mata presidente e quatro jogadores do time do Palmas

Aeronave caiu perto da cabeceira de uma pista de pouso no distrito. Delegação ia para Goiânia enfrentar o Vila...

Piauí recebe R$ 448,8 mil do Governo Federal para apoiar o turismo no Estado

Além do Piauí, o Ministério do Turismo assinou convênio com 15 estados e o Distrito Federal, totalizando um investimento...

Posts Recomendados